TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

RELAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIAIS E POLITICAS PUBLICAS

Formou-se nos centros hegemônicos (EUA, Canadá, Japão e Europa Ocidental) após a Segunda Guerra Mundiais modelo de acumulação capitalista. At.[e meados dos anos 60 podemos identificar características que os diferencia das fases de evolução anteriores do sistema. Nesse período de expansão do capitalismo. Iniciou-se um padrão de evolução de acumulação que combinava fortes ganhos de produtividade com crescimento do salário real.

A expressão Indicadora Sociais surgiu nos EUA EM 1966. Foi veiculada em uma obra coletiva por Raymond Bauer e chamada Social Indicators. Esse estudo tinha como finalidade de avaliar os impactos da corrida espacial na sociedade americana.A observação da mudança da sociedade em termos sócio-econômicos, dada a precariedade dos dados existentes, só pôde ser contornada por Bauer e seus colegas através da construção de indicadores de caráter social.

A equipe do IBGE, encarregada de elaborar os indicadores sociais (Indíç. Soe.,1979), identifica a ótica funcionalista dos trabalhos em indicadores sociais quando diz que, na sua origem, estes estabeleciam uma relação entre conhecimento e controle social e tinham como orientação, num primeiro momento, investigar os aspectos “disfuncionais” ou "patológicos" do sistema. Esse trabalho adota sistema de valores das chamadas teorias do bem-estar social, onde a sociedade é o resultado do consenso entre os homens e se reconhece o Estado como o árbitro do bem-comum. Segundo a equipe do IBGE (Indic. Soe, 1979), deve-se estar atento à noção de bem-estar social, que, muitas vezes, é associada a idéia de somatório do bem-estar dos diferentes indivíduos, descartando, dessa forma, o fato de que a sociedade é composta por interesses antagônicos.''

Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).É um recurso metodológico que tem como objetivo informar algo. O indicador social tem como objetivo subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o acompanhamento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem detalhamento no que diz respeito a investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre o que determina os diferentes fenômenos sociais. No que diz respeito à pesquisa acadêmica, o indicador social é o elo de ligação entre os modelos explicativos da Teoria Social e a evidência nas experiências dos fenômenos sociais analisadas. Em uma perspectiva programática, o indicador social é um instrumento operacional que visa monitorar a realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.

Outro sistema de classificação de especial interessa na Formulação de Políticas é aquele que diferencia os indicadores segundo os três aspectos relevantes da avaliação dos programas sociais: indicadores para avaliação da eficiência no cumprimento das metas e indicadores para avaliação dos efeitos do programa em termos de justiça social, de contribuição para aumento de sociabilidade e engajamento político, em fim, dos efeitos do programa em termos mais abrangentes de bem estar para a sociedade.


http://www.colegioweb.com.br/populacao/indice-de-desenvolvimento-humano-idh.html acesso em 15/o8 às 17h e 22min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (758.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com