TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Texto

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, abordar assuntos importantes como a importância da leitura, tipos e gêneros textuais e as mudanças ocorridas na ortografia da língua portuguesa, a importância de cada tópico na concepção comunicativa inserida no cotidiano da nossa vida, abordaremos também neste trabalho, uma análise estrutural em cima das variedades dos gêneros textuais e que eles estão ai para nos auxiliar e tornar possível a comunicação.

GÊNEROS TEXTUAIS

A leitura é muito importante para nossa vida, devemos cultivar esse hábito entre as crianças e jovens, a escola tem um papel importante para formação de novos amantes da leitura. A leitura então é a atividade de captação das ideias do autor que é exercida pelo leitor, não fazendo menção da condição de experiência e conhecimentos do leitor, então podemos dizer que a interação do autor-texto-leito, tem como objetivo manter um interrelacionamento entre eles, onde o foco é o autor e suas intenções, basta então somente o leitor capitar suas intenções.

Com relação ao texto podemos destacar que ele é um objeto veiculador da mensagem que tem como objetivo tornar possível uma comunicação, pela sua forma linguística como código, portanto um mero instrumento de comunicação. Consequentemente, a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, sendo assim, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.

Por tanto, a concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido, que se realizam evidentemente com base nos elemento linguísticos presentes na superfície textual e na forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo.

Durante toda nossa vida, nos deparamos com uma variedade de gêneros textuais, durante nossa infância quando nossos pais nos contam uma bela história infantil, nas ruas quando nos deparamos com os, panfletos, outdoors, cartazes, jornais conto, revista e temos ai uma gama de outros exemplos.

Eles existem para facilitar a comunicação no nosso dia a dia, circulam pelo mundo com suas características próprias, para um público especifico. Na definição referente às suas características os gêneros textuais são relacionados cada qual especificidade linguística expressa pelos mesmos, conforme demonstra os exemplos: bula de remédios, bilhete, artigos de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, reportagens jornalísticas, carta pessoal, carta comercial, catálogos, lista telefônica, telefonema, e-mail, cardápio, chat, manual de instruções, resenha, outdoor, plano de aula, aula virtual, resumo, charge, boletim de ocorrência, edital de concurso, relatório, piada, conversação comum, conferência, sermão, romance, biografia, horóscopo, reunião, etc.

Os gêneros textuais sejam quais forem suas estruturas, eles existem para ligar o homem ao fato e ao mundo pelo simples fato de sua finalidade ser “comunicação”, em todos os sentidos é importante sabermos que todos possuem uma específica finalidade na linguagem da comunicação, como fazem parte da modalidade escrita da língua, são compostos de normas especificas.

Os tipos de Textos estabelecem a interação entre texto e leitor como vimos no texto à cima, é caracterizado pela sua natureza linguística na sua construção teórica, ou seja, por seus tempos verbais, existem diferentes tipos de textos e os principais são: descritivos, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo.

Um texto narrativo, é caracterizado pelo fato de está ligado a um algum acontecimento, seja real ou fictício, os elementos que compõe essa referente modalidade são: narrador, personagens, discurso, tempo e espaço.

O texto descritivo compõe-se pela descrição minuciosa de uma determinada pessoa, objeto, animal ou lugar no qual todos os fatos estão fielmente registrados.

No dissertativo, está relacionado à exposição de ideias, reforçadas em argumentos lógicos e convincentes que envolvem um determinado assunto.

Injunção indica como realizar uma ação, também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são empregados no modo imperativo está presente também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Exemplo: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, convenções, regras, e eventos.

Exposição Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias, explica, avalia e reflete (analisa ideias). Não faz defesa de uma ideia, pois esta é característica do texto dissertativo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. Com a mescla do texto expositivo com o texto narrativo, obtém-se o que conhecemos por relato.

Um texto argumentativo tem como objetivo persuadir alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.

Diante tanta riqueza na linguagem o foco é como vai ser interpretado cada texto criado diante da necessidade de cada situação.

Para atender esta vasta demanda textual, é importantíssimo saber como empregara bem a forma linguística, com a empregabilidade da ortografia se torna uma ferramenta essencial, a reforma ortográfica da língua portuguesa foi assinada em Lisboa, em 1990 com o objetivo de unificar a ortografia nos países que têm a língua portuguesa como língua oficial. Como idioma português em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No Brasil se iniciou em 2009, mas somente será considerada como oficial em 2013, somente na ortografia e a pronuncia e significado das palavras.

Algumas mudanças foram o acréscimo das letras, letras k, w, y no alfabeto a eliminação do trema, não se usa mais trema em nenhuma palavra, os ditongos abertos tônicos ei e oi perdem o acento agudo quando caem na penúltima silaba (palavras paroxítonas). Exemplo: ideia, assembleia, europeia, joia, geleia, tramoia, epopeia, apoia, diarreico, heroico, hebreia, debiloide. O maior índice de mudança no Brasil foi a questão da acentuação gráfica nas palavras paroxítonas (heroico, ideia), naquelas em que ocorre hiato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com