TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Monografias: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

DEFICIENCIA AUDITIVA

COMO TRABALHAR COM CRIANÇAS ESPECIAIS

NOME: Meiry Aparecida Linhares Artuso

CIDADE: São José Do Goiabal MG.

DATA: 29/04/2014

SUMÁRIO

1-Introdução...........................................................................................3

2-Desenvolvimento.................................................................................4 a 9

3-Conclusão.............................................................................................10

Referencia................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano é envolvido por conceitos heterogêneos das mais diversas origens. Isso porque ele pode ser definido ou entendido de várias formas, dependendo do referencial teórico que se queira dotar e de quais aspectos se queira abordar.

Em nosso cotidiano, convivemos com as mais diferentes manifestações da diversidade cultural. Muitas vezes, por incompreensão, subjugamos. (isto é,damos menos valo,desconsideramos)as pessoas que se diferenciam,em seus hábitos ,comportamentos e linguagem,daquele padrão estabelecido pela sociedade em que estamos inseridos.Subjugar é,portanto,um ato preconceituoso.

Reconhecemos que no século XXI tem se caracterizado pelas incertezas e por questionamento dos valores humanos que sustentaram o fazer e o pensar do homem ate então.Para compreender os questionamentos desse novo tempo,nós profissionais da educação necessitamos de uma disponibilidade interior que nos faz acolher,identificar e enfrentar as mudanças de valores ,costumes e hábitos.Essa disponibilidade figura como uma condição que permite ao educador ter uma postura diferenciada “fazer acontecer uma educação que valoriza a diversidade humana e cultural”,na qual não há lugares privilegiados para “alguns” seres humanos.

Cabe a nos, educadores, construtores e sujeito da historia,contribuir para a construção de o novo significado de diferença e dos valores humanos,considerando o pensamento de Hall: Somos nos na sociedade,nas culturas humanas que fazemos as coisas significarem,que significamos.Os significados,consequentemente,mudam sempre de uma cultura ou época para a outra (HALL,1997,p.61).

È importante entender que as coisas, pessoas,gestos,cores,linhas,palavras são significadas pelo homem em determinado tempo,em determinado espaço em determinada situação.Assim sendo,explicam-se as transformações de sentido de uma época para outra ,de um povo para outro,e também as múltiplas formas de representação de tudo que é produzido pelo homem.

Desenvolvimento

O que compreendemos por representações.

Representação é o processo pelo qual membros de uma comunidade, utilizando sistemas de signos produzem a comunicação de seus bens, valores,crenças,sentimentos e conhecimentos.A representação pode ser verbal quando se utiliza o sistema de línguas orais;gráficas,sistemas de linhas e cores;visual,quando são utilizados ,como por exemplo a língua de sinais utilizadas pelas comunidades de surdos.Sendo assim,para representar uma ideia,um sentimento,um conhecimento,um objetivo,ou uma situação é necessário que se empregue um sistema de signos,de sinais significantes,que tenham sentido para seus usuários.

Esta noção de representação já carrega a importante premissa de que as coisas-objetos,pessoas,eventos do mundo-não têm em si significado .Seus significados lhes são atribuídos pelas comunidades,pelas sociedades em que existem ou nas quais se relacionam.

Interpretações mais tradicionais entendem que somos aquilo que acreditamos ser ou que nos fizeram acreditar que somos; e, ainda, que enxergamos no outro aquilo que tem significado para-nos. Assim,é possível ressaltar a forte influencia da educação na formação humana.O educar vai além do ensinar,e a escola é o espaço designado socialmente para a aquisição e construção dos saberes produzidos pela sociedade,sejam eles científicos,éticos,estéticos,econômicos,históricos;enfim de todos os saberes culturais.

Na perspectiva cultural, antropológica, os estudos relacionados ás pessoas com deficiência têm deixado claro que o mais importante é como o sujeito surdo participa da sociedade, e qual a sua formação de relação com o outro nas diferentes situações da vida social.

As representações Da Surdez

Antes de abordarmos, com mais profundidades, pensemos nos conceitos que você tem sobre a língua,linguagem,normalidade,deficiência,inclusão.Para iniciar nossas reflexões ,vamos pensar sobre conceito,concepções, discursos e representações que prevalecem em relação á surdez.As diferentes representações da surdez resultam em praticas que limitam ou ampliam o universo de exercício de cidadania das pessoas surdas .As visões que circulam sobre a surdez e os surdos estão presentes na ciência,na religião,na educação,nos consultórios,na mídia, no interior das famílias que,geralmente,produzem o discursos de alguns que detém o poder e o saber nas sociedades , e projetam as imagens por eles produzidas em seus filho e irmãos surdos.

Nesses discursos têm sido colocados focos de atenção na deficiência: O sujeito surdo não é visto no todo de suas capacidades e habilidades. Enfim, são as praticas discursivas e as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com