TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestaçoes populares no brasil

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Manifestações Populares

[pic 3]

Várzea Grande

2014

Manifestações Populares

Trabalho interdiciplinar em grupo apresentado ao Curso Serviço Social quinto semestre  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof. Prof. Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.

Várzea Grande

2014


Sumário

  1. - Introdução...........................................................................4

  1. – Manifestações Populares;................................................5

  1. – Conclusão..........................................................................9
  1. –  Referências Bibliográficas............................................10

  1. Introdução

Um ciclo de protestos, não é a primeira vez que o Brasil acorda com protestos e manifestações em várias cidades. Protestos estes em que buscam reivindicar algum tipo de mudança político-institucional. Dadas às mudanças institucionais, há um período de acomodação.  Novos atores na prática político-corporativista do Estado – muitas vezes saídos daquelas manifestações.

Algumas manifestações ocorridas antes no Brasil: Revolta da vacina, de 10 a 16 de novembro de 1904 (República Velha), Uma revolta dupla – dos militares e do povo. “O povo da cidade do Rio de Janeiro rebelou-se contra a lei que tornava a vacinação obrigatória, criada pelo sanitarista Oswaldo Cruz.”. Juntaram-se a eles os alunos da Escola Militar da Praia Vermelha; Greves operárias do início do século 20.  Até o início do século 20, não havia direitos trabalhistas: os salários eram baixos, a jornada de trabalho era enorme, havia o emprego maciço de mão de obra infantil; Passeata dos 100 mil, 16 de junho de 1968, Uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil e com a participação de artistas, intelectuais, setores da Igreja e outros da sociedade brasileira.

As mobilizações populares no Rio de Janeiro, no período imediatamente após a Proclamação da República de 1889. À eclosão do Golpe civil-militar de 1964 e do Regime dele decorrente, bem como toda a efervescência ocorrida no ano de 1968, como a “Passeata dos Cem Mil”. Comícios das Diretas Já (1984), entre janeiro e abril de 1984, grandes comícios foram realizados no país pedindo a volta das eleições diretas para presidente, abolidas desde 1964; Impeachment de Collor (1992), Denúncias de corrupção envolvendo o presidente Fernando Collor começaram a aparecer aos montes na imprensa em 1992. Pedro Collor, seu irmão mais novo, entregou um dossiê para a imprensa com denúncias de corrupção envolvendo o presidente e PC Farias, tesoureiro de sua campanha eleitoral. 

  1. Manifestações Populares no Brasil

Não é de hoje que o povo sai às ruas para pedir mudanças, protestar e mostrar sua opinião. O mês de junho de 2013 deve passar para a história do país como o mês em que ocorreram as mais importantes manifestações de ruas.

As manifestações populares que a partir de junho marcaram milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos de modo que parecem ter inaugurado uma nova fase política. 

Com as grandes manifestações populares que começaram em São Paulo com os protestos contra os aumentos das tarifas dos transportes coletivos pegaram de surpresa políticos, jornalistas, intelectuais, e o país em geral.

O país e se transformou em uma ampla demonstração de insatisfação popular, com a qualidade dos serviços públicos e com a falta de ética na política. Uma característica marcante das manifestações de ruas é a ausência de lideranças e esse é um aspecto positivo.

Essas manifestações não há lideranças bem definidas assim assustando a classe política, que está acuada e aguardando o encerramento dessa onda de protestos. As pessoas perceberam o poder da mobilização que tem em mãos e começam lutar pelas pautas que efetivamente são do interesse coletivo. Sendo assim as manifestações são a prova de que sabemos muito bem o quanto ainda precisa ser feito.

 A voz das ruas deve ser ouvida, as questões postas ali, se não respondidas, ao menos discutidas. Contudo, a sociedade tem necessidade de se expressar e de ser ouvida.

Os movimentos sociais vão muito além dos efeitos políticos produzidos por eles, pois as ações irão determinar as modificações dos comportamentos e das regras por parte do sistema político.

A justiça social tornou-se um dos pilares da constituição brasileira de 1988, sendo que as políticas sociais estão incluídas em iniciativas dos governos federal, estadual e municipal, buscando garantir o direito à saúde e educação e acesso aos bens de consumo, lazer e novas tecnologias, aumento da renda e capacidade de consumo, visto que o aumento da demanda causa a ampliação dos investimentos e do número de vagas de trabalho.

O debate no Brasil sobre a questão social é, de forma recorrente, desfocado, tornando assim difícil uma possível solução para os problemas. A palavra justiça social nunca foi tão usada quanto agora. O problema é que dá ação a pratica a uma grande distância.

Justiça social se faz com Educação e com emprego. Onde a educação de qualidade alcança um maior investimento para assim promover uma reestruturação e diversificação e deste modo uma renovação completa do ambiente escolar.  

O Brasil é um país dimensionalmente e populacionalmente grandioso, e com isso milhares de solicitações foram feitas pelo país, onde os descontentamentos com relação aos inúmeros pontos que envolvem políticas públicas eficazes e direcionadas para o desenvolvimento econômico e com inclusão social foram reivindicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (317.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com