TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral e etica

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

 Aluno(s):

               ANGÉLICA ARDSON COLOMBI                        RA 1311664

               CLEITON BORGES DA SILVA                        RA 1314157

                LAIZA GOMES DE MOURA                                RA 1322386

                MARCIO ALESSANDRO RAMOS COSTA         RA 1301938

     RENATA CRIVELÁRIO                                 RA 1328102

POLO

SÃO GABRIEL DA PALHA

2015

Moral, Ética e os Princípios Socioculturais

Apesar de distintas a ética e a moral tem entre si um fim semelhante: a ajuda ao homem na construção do bom caráter, haja vista se tornar um ser íntegro. A ética nada mais é que a construção pela sociedade completamente baseada nos seus valores históricos e culturais, que sempre estuda de todas as formas os princípios morais e os valores de uma determinada sociedade e seus grupos. 

Se tratando de valores, a ética serve para o equilíbrio fazendo com que se tenha um bom funcionamento social, e que ninguém se sinta prejudicado ou saia prejudicada. A moral possui por si só um caráter tido como prático imediato, que faz parte e integra o cotidiano da sociedade e dos seus indivíduos, não unicamente por ser um conjunto formado de regras e normas que ditam a nossa existência e o que devemos fazer, dizendo-nos o que podemos ou não fazer, mais sim porque está no modo de nos expressar, opinar e influenciar.

A ética, pelo contrário, se torna uma reflexão filosófica e racional sobre a moral, a palavra ética que vem do grego ethos, que significa hábitos, costume, e faz referencia à moradia de um povo ou sociedade, esta descrita nos dias atuais, pois serve para que haja um segmento e um bom funcionamento social, cada sociedade possui culturas e precisamos respeitar os seus princípios socioculturais.

Visto isso, destaca-se a  importância de se abordar a temática da pluralidade cultural e seus princípios que é característica do país, sendo que, segundo Gonçalves (2004): 

A temática da pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e á valorização das características étnicas e  culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e  a crítica às relações discriminatórias e excludentes que  permeiam a  sociedade  brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. (GONÇALVES, 2004, p.72)

Cada sociedade segue com seus princípios socioculturais como, por exemplo, o nosso país, pois temos o carnaval, assim como na África temos o dia da festa dos mortos e na china a popular festa do dragão. Sabendo disso cabe a nós respeitar esses princípios e valores de cada sociedade, se não houver respeito, se instalara uma crise de valores afetando a humanidade, gerando violência, haja vista alguns grupos terroristas que lutam apenas por seus valores socioculturais.

Sendo assim sempre será necessário sempre mostrar a importância que os bons exemplos impactam na sociedade, haja vista que ao transmitirmos os valores e princípios humanos, isso ira consistir em um futuro com mais pacifico e com certeza muito mais sustentável.

Considerando que em seus inúmeros fundamentos a moral é parte imprescindível da práxis, sob esta grande perspectiva, está por traz uma grande série de potencialidades, porém, essas tais potencialidades, em diversas e algumas condições sociais, podem ser direcionadas para o oposto. A moral é parte fundamental da vida cotidiana, pois é sempre preciso distinguir consciência e a chamada subjetividade da vida cotidiana, os valores morais tende a ser interiorizados criticamente. Na sociedade, a moral sempre cumpre uma função ideológica precisa, que contribui para uma integração social que viabiliza as necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com