TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho moral etica direto

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

MORAL, ÉTICA E DIREITO

Com a tentativa de desembaraçar os nós que surgem na cabeça de algumas pessoas quando sugerimos a diferenciação entre moral, ética e direito, são apresentadas algumas definições e conceitos. Porém, não apenas isso. Vamos nos aprofundar um pouco e falar sobre direito como uma forma de controle social e a necessidade de um código de ética nas empresas.

A moral é entendida como as normas de conduta que os indivíduos apresentam e que irão norteá-lo dentro do seu grupo social, dentro dele cabem seus princípios, seus valores, seus costumes.

A ética é uma disciplina da filosofia e que, fundamentalmente, busca justificativas para as regras propostas pela moral, e estabelecer, a partir disso, princípios que sejam válidos universalmente.

O direito diz respeito às regras e normas de conduta estabelecidas em uma determinada sociedade, com a finalidade de administrar o comportamento dos indivíduos.

A convergência entre os três acontece quando falamos em sua funcionalidade. A ética, a moral e o direito procuram o bem estar social, uma relação harmoniosa entre as pessoas, de maneira justa e organizada.

A divergência, ainda que pequenas relacionam-se a profundidade em que são tratados os assuntos. Assim, a moral atua no espaço interno, na consciência das pessoas, no invisível, enquanto os direitos abrangem as pessoas de uma forma totalitária, exteriorizada, e seus relacionamentos interpessoais. Resumindo, a moral é subjetiva e unilateral, já o direito procura ser objetivo e bilateral.

O direito é uma forma de controle social, justamente por trazer regras básicas e obrigatórias às pessoas, independente de sua moral. Isso causa uma disciplina no comportamento social, nos aspectos mais relevantes ao convívio social, que podem gerar conflitos. Os direitos são mais eficientes porque se aplicam a toda sociedade imparcialmente, e suas normas devem ser seguidas igualitariamente, gerando segurança aos membros regidos pela lei.

O Código de ética é uma ferramenta que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar a conduta de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa frente aos diferentes públicos com os quais atua, esclarecendo as responsabilidades de cada individuo. No código de ética são apresentados tópicos como respeito às leis, zelo pelo patrimônio, prática de boas condutas.

É necessário porque favorece a integralização entre os colaboradores e incentiva o comprometimento. Transparece a boa imagem da empresa para seu público, agregando valores. Internamente, funciona como um parâmetro para a solução de conflitos e tomada de decisões. Assim como os direitos perante a sociedade, é o código de ética perante a instituição, alinhando o comportamento dos indivíduos ao bem comum e institucional.

Como foi visto a moral, a ética e o diretos andam juntos, lado a lado. Cada qual com sua propriedade, mas todos voltados a mesma esfera. Tomamos como base esses três, para o bem estar e o bom convívio em sociedade, expondo regras e princípios a serem seguidos, advindos de berço ou adquiridos com as vivencias, ou ainda elaborados e impostos por/para um grupo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ética, Moral e Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com