TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E E INFORMAÇÃO

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  3.605 Palavras (15 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SERVIÇO SOCIAL

TEMA: NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

jjjjjjjjjjjjjj

2017

[pic 3]

TEMA: NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

[pic 4]

[pic 5]

Itapetinga

2017

[pic 6][pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................

04

  1. INTERNET NA EDUCAÇÃO............................................................................

05

2.11 Contexto Histórico..........................................................................................

05

2.2 Novas Tecnologias na Educação.....................................................................

07

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................

12

  1. REFERÊNCIAS................................................................................................

13

  1. INTRODUÇÃO

        Compreendemos que o docente tem um papel importante na vida escolar do aluno e que o ensino aprendizagem são ações primordiais para ambos, pois através da comunicação, da troca de informações, são utilizadas novas tecnologias, tendo a didática e o lúdico, como objeto de ensino, que facilitam esse processo. “O aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes na sua estrutura cognitiva”. (AUSUBEL; NOVAK & HANESIAN, 1978, p. 159). Para que o discente obtenha essa aprendizagem significativa, se faz necessário aulas didáticas e informatizadas, que permitem interações com diversas culturas dos alunos que tem numa sala de aula, com estratégias de inovações e usos dos novos instrumentos que traduzem conhecimentos atualizados.  

Nosso o objetivo geral é conhecer as formas que o docente pode ensinar utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para instigar o aluno uma aprendizagem significativa. E para alcança-lo traçamos os seguintes objetivos específicos. Conhecer os avanços tecnológicos e os instrumentos informatizados. Identificar quais atividades estão interligadas a tecnologia que podem ser usadas na sala de aula. Trabalhar de forma interdisciplinar com os discentes, diversos conteúdos com a informática, utilizando de forma correta a absorção de conhecimentos. 

        Justifica-se essa pesquisa pela relevância do ensino aprendizagem, onde correlaciona o ensino com a realidade do aprendiz usando internet e  smartphone, pois facilita a absorção dos conhecimentos, principalmente utilizando tecnologias que eles conhecem e usam diariamente. Por isso é importante os professores, ter a capacitação e atualização, dos TICs para saber manuseá-los na sala, a fim de que possa atrair a vontade de aprender dos alunos, além disso, eles podem fazer uso dessas tecnologias dentro de casa, não só para brincar, mais também para estuda. Pretendemos desenvolver a proposta de Ensino, discorrendo métodos que direcionem práticas docentes interdisciplinar através de novas tecnologias para despertar no aluno conhecimentos diferenciados do que ele está acostumado a utilizar.

  1. INTERNET NA EDUCAÇÃO

2.1 Contexto Histórico

Na atualidade a internet ficou banalizada a ser caracterizada apenas por um meio de contato entre “redes sociais”, como se só essas fossem as predominantes em divulgar e informar acerca dos fatos que ocorrem em meio as nossas cidades, estados, países. Não se pode negar que as “redes sociais” são um ponto e encontro das manifestações e o Facebook ou Twitter, são os focos da comunicação digital atual, podendo ser considerados como verdadeiras plataformas onde de um lado o indivíduo e do outro um infinito número de pessoas, que partem para outras fontes de informação.

Tem a função muito simples de informar, permitindo o entendimento de muitas coisas, onde a visão pública pode ser considerada como um aparelho para o cidadão ter acesso a conteúdo diferentes a respeito de determinado assunto, desta maneira, Lajoto e Zilberman (2009) afirmar que “o acesso a realidade virtual depende do domínio da leitura e, assim, esta não sofre ameaça nem concorrência. Pelo contrário, sai fortalecida, por dispor de mais um espaço para sua difusão. A partir da internet pode-se monitorar casos de violência ou locais que estejam previstos de ocorrer às manifestações, as pessoas têm o acesso a mapas colaborativos, que trazem sugestões para monitorar e mapear a localização exata dos protestos, tendo o simples intuito de informar o cidadão que queira participar ativamente e pessoalmente, ou apenas àquelas pessoas que de outras localidades querem estar por dentro do que ocorre.

Os meios de comunicação viabilizaram e muito a forma de manifestar o direito do povo, agilizando e auxiliando na formação de opinião de pessoas que muitas vezes ficariam ambíguas as causas políticas que propiciam as manifestações. A internet possibilita o entrosamento de informação, comunicação, divulgação, que acaba por preparar aqueles que chegam aos locais de protestos, então deve-se dizer que ela é parcialmente a nova praça pública sim, pois é a partir dela que tudo está se formando, as pessoas sugam toda e qualquer informação para possibilitar um melhor desempenho e descrição daquilo que realmente é necessário as reivindicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com