TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO A REDE DE ATENDIMENTO EM LONDRINA PELA ÓTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA.

Por:   •  29/8/2016  •  Monografia  •  24.141 Palavras (97 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 97

             [pic 1]Universidade Estadual

   de Londrina

[pic 2]

SIMONE RODRIGUES COSTA

O ACESSO À REDE DE ATENDIMENTO EM LONDRINA PELA ÓTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

[pic 3]

LONDRINA

2010

SIMONE RODRIGUES COSTA

O ACESSO À REDE DE ATENDIMENTO EM LONDRINA PELA ÓTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Londrina como requisito à conclusão do curso de Serviço Social.

Orientador: Profa. Dra. Mabel Mascarenhas Torres.

LONDRINA

2010

SIMONE RODRIGUES COSTA

O ACESSO À REDE DE ATENDIMENTO EM LONDRINA PELA ÓTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Londrina como requisito à conclusão do curso de Serviço Social.

Orientador: Profa. Dra. Mabel Mascarenhas Torres.

Banca Examinadora:

______________________________________

Profa. Dra. Mabel Mascarenhas Torres (Orientadora)

Profa. Ms. Eliane Christine S. de Campos

______________________________________

Profa. Ms. Líria Maria Bettiol Lanza

Londrina, _____ de __________ de 2010      

COSTA, Simone Rodrigues. O acesso á rede de atendimento em Londrina pela ótica das pessoas com deficiência múltipla. 2010. 83f. Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010

RESUMO

As pessoas com deficiência no Brasil são um segmento social que nem sempre recebe a atenção necessária dos governantes e das políticas públicas e sociais. Esta monografia faz um resgate histórico de como era tratada a questão das pessoas com deficiência desde as antigas civilizações até hoje. Trata também da nomenclatura mais adequada e utilizada atualmente quando se refere a este segmento populacional. Aborda a legislação brasileira referente as pessoas que tem deficiência. Busca compreender como as pessoas com deficiência múltipla da cidade de Londrina visualizam e acessam a rede de atendimento da cidade. Seja a rede de atendimento tradicional, que atende a todos, seja a rede de atendimento especializada ao atendimento de pessoas com deficiência. Lembrando que os sujeitos da pesquisa são pessoas com deficiência múltipla que levam uma vida independente, outro objetivo é também verificar as implicações do acesso a rede de atendimento no desenvolvimento desta independência, desta autonomia. Observando também a importância da contribuição familiar no desenvolvimento desta independência. Sem deixar de lado a discussão do preconceito que, infelizmente, é elemento presente na rotina das pessoas que tem algum tipo de deficiência. Além de discutir assuntos como lazer, educação, saúde, transporte, acesso ao trabalho, convivência familiar e comunitária das pessoas com deficiência a partir de sua própria ótica. Identificando as dificuldades percebidas pelos sujeitos no cotidiano e suas estratégias para superá-las.

Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Vida independente. Rede de Atendimento

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia a minha irmã Letícia Luzia Costa, principal motivação pelo interesse no tema deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

A tantas pessoas gostaria de agradecer pela contribuição durante este período em que me dediquei á elaboração deste trabalho e também as que desde o início do curso sempre estiveram ao meu lado me apoiando incondicionalmente.

Inicialmente agradeço a Deus, por me dar forças para superar os obstáculos desta árdua caminhada, sempre me guiando e me amparando nos momentos de desanimo.

Não poderia deixar de agradecer a minha mãe, meu espelho, pessoa com a qual sempre pude contar em todos os momentos de minha vida e especialmente neste. A meu pai que também me apoiou, me incentivou e sempre acreditou em mim. Agradeço a eles a educação e valores que me ensinaram e que me levaram a ser a pessoa que sou hoje.

A toda minha família em geral, minha irmã e tias que sempre acreditaram em mim e estiveram a meu lado me apoiando.

Ao meu namorado por compreender as vezes que deixei de estar ao seu lado para me dedicar aos estudos.

Também agradeço a meus colegas de turma, pelos maravilhosos quatro anos de convivência, período em que pude crescer muito ao lado deles. Estas pessoas tornaram minha caminhada mais agradável e serão sempre lembradas por todos os momentos que dividimos.

Também sou grata a todos os professores do departamento de Serviço Social por contribuírem com minha formação profissional e formação de uma visão mais crítica da sociedade e mais humanizada para com os outros.

Não posso esquecer-me da minha orientadora que, posso dizer, foi minha guia na superação de mais este desafio. Agradeço pela brilhante condução que me deu, sempre me auxiliando e me levando a reflexões as quais não chegaria sem a sua contribuição. Agradeço pelo método utilizado, que fez com que eu gostasse ainda mais do meu trabalho visualizando melhor meus objetivos.

Enfim, agradeço a todos vocês que sempre acreditaram em mim e estiveram a meu lado sempre.

São tantas as pessoas que gostaria de agradecer que não posso citá-las uma a uma, mas agradeço mais uma vez a todos que me acompanharam em algum momento desta caminhada e que de alguma maneira contribuíram direta ou indiretamente para a elaboração e conclusão deste trabalho. Muito Obrigada.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.   CAPÍTULO - METODOLOGIA        

2.   CAPÍTULO – A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A COMPREENSÃO DA REDE DE ATENDIMENTO DIRIGIDA A ESTE SEGMENTO SOCIAL        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (155.2 Kb)   pdf (732.1 Kb)   docx (82.3 Kb)  
Continuar por mais 96 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com