TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNA

TUTOR/A LOCAL: 

TRABALHO ACADEMICO

CICLO II MÓDULO C FASE II

DISCIPLINAS: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica e; Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Teórica/Marxista

Castelo de Sonhos, PA

2018

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica e; Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Teórica/Marxista

QUADRO COMPARATIVO ENTRE AS DIMENSÕES METODOLÓGICA E TEÓRICA/MARXISTA DO SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensões Metodológica

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Teórica/ Marxista

De acordo com os materiais disponibilizados nas rotas de aprendizagem, é possível afirmar que a dimensão metodológica se refere ao estudo dos métodos, e, que as expressões iniciais incorporadas pelo Serviço Social basearam-se, inicialmente, nos ensinos positivistas da Igreja Católica, bem como em suas práticas caritativas.

Assim, tiveram os primeiros Assistentes Sociais as suas ações pautadas nas que eram exercidas por São Vicente de Paulo, que por sua vez, envolviam apoio espiritual, aconselhamento e visitas domiciliares, que juntamente com o método de ver, julgar e agir, marcaram as fases iniciais da referida profissão.

Desta maneira, durante anos as influências e práticas católicas direcionaram a formação e o exercício de inúmeros profissionais. No entanto, conforme os anos iam se passando, também ia se desenvolvendo a profissão, a qual foi lhe concedida à superação dos ensinos outrora baseados nas práticas caridosas e assistencialistas.

Um relato histórico que vale apenas ser mencionado aqui é o que foi vivido em 1950, o qual ficou conhecido pela necessidade do Serviço Social em se enriquecer de novas técnicas a partir de um cenário desenvolvimentista, influenciado pelas escolas norte-americanas, uma vez que os principais métodos de intervenção desenvolvidos nos Estados Unidos sofreram adaptações no Brasil, como por exemplo, “Serviço Social de Caso”, “Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade” (estes, por sua vez, foram desenvolvidos a partir de um referencial teórico positivista).

No que diz respeito ao desenvolvimento da metodologia do Serviço Social ao longo do Movimento de Reconceituação, esta si deu durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, muito impulsionado pelos seminários de teorização do Serviço Social, com destaque para os acontecidos em Araxá e Teresópolis que abordaram os aspectos metodológicos referentes à profissão.

Se não bastasse isso, a partir das rotas de aprendizagem, também foi possível entender que o contexto econômico e político vivido pelo Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 recebeu influxo no decorrer das etapas de debate e de desdobramento das metodologias de atuação do Serviço Social.

Nos dias atuais, muitas são as pessoas que possuem o falso pensamento de que o Serviço Social é uma ciência, quando na verdade esta não é, pois se trata ele apenas de uma profissão interventiva. Entretanto, isso não significa dizer que tal seja exclusivamente uma profissão interventiva, pois enorme é a sua colaboração para a confecção de teorias que contribuem para o fazer profissional durante o cotidiano.

Com isso, entende-se que a referida profissão se dedica, em tempo presente, ao desenvolvimento de pesquisas, tanto em ambiente acadêmico, quanto fora dele, como é o caso das pesquisas investigativas.

Desta forma, ao produzir conhecimento o Serviço Social investiga a sua própria profissão, as suas demandas e as práticas, e, estas atitudes contribuíram para a efetivação dos vínculos entre prática e teoria a partir da implantação de um novo projeto societário proposto pela categoria na década de 1980.

De acordo com os conteúdos das rotas de aprendizagem, em um primeiro momento, os pressupostos da Teoria Marxista, se apresentaram de grande relevância para as diversas categorias que compõem a formação dessa concepção teórica, que nos dias atuais ainda continua a influenciar o Serviço Social.

Neste sentido, é importante entender que as suposições que deram origem à obra de Marx, basearam-se na vivência dos movimentos dos trabalhadores operários. Enfim, Marx se apresentou como um dos maiores teóricos que, ao longo do processo estabelecido na época, procurou o referido conectar o patrimônio cultural até então existente com a intervenção política realizada pelo proletariado.

Muitas foram às definições que se estruturavam no seio do movimento operário, ou seja, tal movimento era mais abrangente do que a própria expressão teórica marxiana. E não se esquecendo do método dialético e de suas leis constitutivas, que se fundamentavam nas ações recíprocas e contraditórias, bem como nas mudanças dialéticas.

Com isso se observa que esse método tem como intuito, desafiar a sociedade a compreender o movimento da realidade social.

Por sua vez e no que diz respeito aos pontos fundamentais dos estudos de Marx, podem ser citados aqui os seguintes: I – Como se dá a organização da sociedade burguesa e sua estrutura a partir do entendimento de que ela está dividida em classes, que dão funcionalidade ao exercício de seu poder; II – O valor verdadeiro do trabalho dispensado pela classe trabalhadora para a produção da mercadoria, através da análise marxiana sobre a Produção do Valor de Uso e da Mais Valia; III – A funcionalidade do poder exercido por uma classe em detrimento da outra através do desenvolvimento de estratégias de dominação e exploração da força de trabalho e que a definição do valor de uso e consequentemente da produção da mais valia agregou vários conhecimentos sobre esse processo; IV – As contribuições de Marx para a análise do capitalismo moderno e de seu modo de produção.

Agora no que se refere ao Brasil, pode-se afirmar que a dinâmica sociopolítica e econômica da realidade brasileira nas décadas de 1970 a 1990 e que as relações estabelecidas com os processos de consolidação do Serviço Social enquanto profissão, contribuíram enormemente para a implementação dos aspectos interventivos e teórico-metodológicos dentro da conjuntura brasileira, uma vez que os conceitos fundamentais do marxismo focam-se diretamente no método proposto pela teoria social de Karl Marx.

Outro elemento interessante que também vale apena ser ressaltado a respeito da dimensão marxista é a importância do próprio marxismo para o movimento que culminou com a ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, o que de certa maneira não foi nada fácil, pois tiveram os atores envolvidos nesse processo que se empenharem ao máximo para que esta viesse a acontecer, bem como o desvínculamento da referida profissão tanto com o positivismo, quanto com os ensinos da Doutrina Social da Igreja Católica.

Com isso, de acordo com os materiais disponíveis nas rotas de aprendizagem, foram feitas uma série de sugestões que buscaram reformular todas as etapas de elaboração a partir de uma proposta curricular em 1982, que por sua vez, trouxe consigo uma nova perspectiva para a formação e para o exercício profissional.

Por fim, após uma série de equívocos acontecidos entre 1980 e 1990, a respeito do Marxismo e o Serviço Social, tais poderam ser superados a partir da confecção de um currículo mínimo, novas diretrizes curriculares, projeto profissional e outras mudanças determinantes e significativas para a formulação de novo um Serviço Social que é desempenhado até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com