TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado em Serviço Social

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Linguagem e Compreensão de Textos; Psicologia e Desenvolvimento Humano.

Professor (a) /tutor (a) local: Aline Dal Zot Rauber

Nome do Aluno (a), RU: Cristiane Narciso, 2094112.

Identificação Bibliográfica: 

PERREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles, Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: Análise da influência de discurso justificador da discriminação no preconceito racial v.16, n.1, p.95-107, 2003.

        O texto dos autores Cícero Pereira, Ana Raquel Torres e Saulo Teles Almeida, traz uma análise da influencia de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial, observa-se que nos últimos anos as organizações da sociedade civil estão lutando pelos os seus direitos de grupos minoritários, conseguiram alguns avanços nos seus direitos com a mudança na legislação para coibir a discriminação.

        No entanto, o principal interesse neste artigo é ver se realmente o preconceito social vem diminuindo. Segundo estudos mostram que as expressões de forma clássica de discriminação social têm diminuindo em vários lugares do mundo, alguns estudos apontam que existem dois tipos de preconceito: o clássico que é identificado por suas atitudes e expressões hostis e o novo que é aquele caracterizado por suas expressões menos evidentes.

        No Brasil a discriminação social e o preconceito mudaram com as culturas socioeconômicas, por tanto os negros não seriam discriminados por ser negros, mas sim por serem pobres. Este artigo foi utilizado uma analise quantitativa das representações sociais como uma forma de analisar o estudo de um discurso ideológico.

        Foi feito uma pesquisa com 120 estudantes de psicologia do primeiro ano do curso em Goiânia (GO), os mesmos foram divididos em dois grupos para a pesquisa um grupo era o experimental e o outro de controle, os grupos foram direcionados até uma loja de um Shopping Center para acompanhar a gerente em uma contratação.

        Após a gerente avaliar todos os currículos a mesma selecionou dois dos melhores, pois, eram duas moças com o mesmo perfil, competência e experiência profissional, então a gerente convocou a duas para uma entrevista pessoal. Quando chegaram as moças para a entrevista a gerente observou que a única diferença entre as moças eram a cor, por isso a gerente entrou em um consenso e contratou imediatamente a branca e dispensou a negra sem justificativa.

Segundo a gerente ela preferiu contratar a moça branca porque a sociedade tem muito preconceito com as pessoas de cor negra, no entanto a mesma não se considera preconceituosa e racista, mas, que estava apenas contribuindo para loja em que trabalha, pois, seus clientes preferiam ser atendidos por pessoas brancas e não negras.

        Porém, os grupos de estudantes tiveram que avaliar se a decisão da gerente foi justa, e se os estudantes fossem a gerente qual decisão deveria ter tomado na contratação. Os estudantes chegaram ao resultado da pesquisa onde o grupo experimental teve o acesso ao discurso da gerente, onde eles chegaram a uma conclusão, que a gerente foi justa e ágil em benefícios da empresa, já o grupo de controle discordou um pouco e ficou divido em relação à decisão da gerente.

        Com esses estudos podemos observar que um discurso justificador de discriminação racial é uma forma de mascarar ou disfarçar o preconceito em nossa sociedade, pois a maioria da população não admite ser preconceituosa. A discriminação social e o preconceito são vista como uma questão cultural e econômica, pois as pessoas negras não seriam discriminadas pela sua cor e sim por serem pobres, infelizmente a nossa sociedade tem muito preconceito com pessoas negras e pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com