TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Combate a evasão escolar

Por:   •  1/5/2015  •  Bibliografia  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Combate a evasão escolar

Araçuaí/MG

2013

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Combate a evasão escolar

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Profs. Amanda Boza Gonçalves,Klarice da Luz kernkamb, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.

Araçuaí/MG

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................05

3 CONCLUSÃO .......................................................................................................08

4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................10

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade contribuir com o processo de discussão sobre a presença do Serviço Social na Educação, enquanto demanda crescente aos profissionais do Serviço Social, produzindo significativos e desafiadores avanços permeado por inúmeras incertezas, principalmente no que se refere à sua forma de inserção na Política Social da Educação.

A evasão escolar, historicamente, faz parte dos debates e reflexões do dia-a-dia da educação brasileira e ocupa espaço de relevância no cenário das políticas públicas educacionais. Vários estudos têm apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles, a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desemprego, o baixo desempenho, reprovação, a escola e a própria criança. Diante dos problemas encontrados, houve a necessidade da elaboração de um projeto para se trabalhar a evasão escolar, onde possa resgatar a defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo soluções viáveis que elevem a auto-estima e o desejo de freqüentar as aulas, amenizando as dificuldades extracurriculares, que influenciam a vida escolar do aluno, fazendo com que os mesmos tenham o desejo em vir para a escola.

O problema da evasão e um dos grandes desafios a ser enfrentados pela educação na atualidade, mas já estão presentes na história da educação escolar brasileira há décadas, tornando-se fenômenos crônicos e ainda demandando respostas e ações capazes de combatê-los. Em pesquisa realizada neste ano de 2013, pela Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira, os dados colhidos indicam que as maiores causas da evasão escolar neste contexto são o desemprego dos pais e baixos salários, falta de motivação dos pais para enviar os filhos à escola, a baixa auto-estima das crianças e adolescentes que não consideram a escola capaz de prepará-los para o mercado de trabalho. Tais dados apontam para um sistema sócio-educacional com lacunas, refletido na falta de ponte para solucionar tais problemas uma vez que não tem valorizado essas pessoas para que exerçam um papel digno na sociedade.

As causas da evasão relacionando-as as respectivas ações capazes de combatê-las. Nossa ênfase estará concentrada para os problemas da violência e indisciplina na escola, as relações entre professor e aluno, bem como família e escola, situações estas comumente ligadas ao abandono dos estudos. Uma educação de qualidade é aquela cujo ensino é uma tarefa real, concreta, que expressa o compromisso social e político, principalmente dos professores, pois o domínio das habilidades de ler, escrever e dos conhecimentos científicos é requisito básico para a participação dos alunos na vida profissional, política social, dando-lhes condições para enfrentarem as situações e os desafios da vida. Um ensino de baixa qualidade empurra os alunos cada vez mais para a marginalização social; nas palavras de Ioschpe (2008), “o mau ensino hoje é igual à evasão amanhã”.

2- DESENVOLVIMENTO

O município de Araçuaí – MG, tem uma população de 36.013mil habitantes, sendo homens 17.848 e mulheres 18.165. Tendo também cerca de 70 Comunidades rurais. O setor agrícola contribui pouco para a geração de riquezas devido à baixa capacidade de agregação de valor à produção e aos baixos índices de produtividade. A exploração mineral na região é significativa, mas acontece de forma artesanal e informal sem a preocupação com o meio ambiente e sem agregar qualquer valor à matéria prima. Esta economia informal é responsável pela metade da riqueza que circula na região, porém sem registros oficiais abrindo portas para a economia paralela que permite qualquer uso indevido desses recursos não podendo assim alcançar um desenvolvimento sustentável que permite criar competência na produção primária e secundária e ingressar no mercado hoje globalizado.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de nosso município são 0,663, e oseu PIB per capita a preços recorrentes é 5.613,87 reais, suas Despesas e receitas orçamentárias; suas receitas são de R$27.105.268,72 e despesas R$28.422.253,23. O numero de pessoas matriculas no pré-escolar 884, ensino fundamental 5.946, no ensino médio 1.811 matriculados, com o numero de estabelecimentos em nível pré-escolar 08 escolas, ensino fundamental 39 escolas, e em nível médio 09 escolas, com o numero de docentes; pré-escolar 152, ensino fundamental 352, e médio 51 docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com