TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DE VIVER NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  21.540 Palavras (87 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 87

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


[pic 15]


agradecimentos

A Professora Raquel ..., minha orientadora, que acompanhou todo o processo de elaboração de trabalho e que gentilmente vem me orientando.

[pic 16]

BEZERRA BENTO, Antonia Maria. O DESAFIO DE VIVER NA TERCEIRA IDADE: Direitos e Políticas Públicas Voltadas a Pessoa Idosa . Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

O envelhecimento populacional traz preocupações sob a dimensão pública, social e familiar, conhecer estas perspectivas e como elas influenciam na promoção e manutenção da qualidade de vida do idoso foi a preocupação deste trabalho. No exterior é considerado como idoso o sujeito acima de 65 anos de idade e no Brasil acima de 60 anos, mas a velhice é um constructo cercado de complexidade e subjetividade e influência cultural, política e ideológica, e para se viver bem a fase da terceira idade, é de suma importância o trabalho de políticas públicas e sociais, como por exemplo, a fiscalização para que se cumpra de fato o que estabelece o estatuto do idoso, e a criação de mais espaços de engajamento social. O próprio movimento do idoso pode pressionar para novas conquistas como já se concretizou até hoje, mesmo não sendo o ideal, mas consideramos que a conquista dos idosos é muito grande. O relacionamento social e familiar ou de suporte é o que realmente pode assegurar ao idoso a motivação para vivenciar as conquistas de seus direitos, o relacionamento pode assegurar que o idoso viva essa fase com qualidade de vida mesmo na presença dos comprometimentos naturais da idade, visto que podem se sentir vivos, úteis, ter uma percepção mais positiva da real situação, quando o idoso se engaja em algum curso, ou num projeto, é como se voltasse a ser útil e produtivo, o idoso precisa ser respeitado, tratado sem infantilização ou preconceito, deve ser tratado com dignidade. Este trabalho vem mostrar o quanto é importante essa inter-relação, já que no futuro, a população deverá ser marcada pela solidariedade, visto que a família está cada vez menor e a população cada vez mais idosa.

Palavras-chave: Envelhecimento, qualidade de vida do idoso e relacionamento sócio familiar.

SOBRENOME, Nome Prenome do(s) autor(es). Título do trabalho na língua estrangeira: Subtítulo na língua estrangeira. Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

ABSTRACT

Population aging raises concerns in public, social and family life, knowing these perspectives and how they influence in promoting and maintaining quality of life of the elderly has been the concern of this paper. Abroad is considered as the elderly person above 65 years of age and in Brazil over 60 years, but old age is a fenced complexity and subjectivity and cultural influence, political and ideological construct, and living well in the third phase age, it is extremely important work of public and social policies, such as the supervision to be fulfilled in fact establishing the status of the elderly, and creating more opportunities for social engagement. The movement of the elderly can press for new conquests as has materialized to date, although not ideal, but we believe that the conquest of the elderly is very large. The social and family support or relationship is what really can ensure the elderly motivation to experience the achievements of their rights, the relationship can ensure that the elderly living in this phase quality of life even in the presence of natural compromises of age, because they can feel alive, useful, have a more positive perception of the actual situation, when the elderly engages in a course or a project, it's like if you went to be useful and productive, the elderly need to be respected, treated without or infantilization prejudice, should be treated with dignity. This work goes to show how important this interrelationship is, since in the future the population will be marked by solidarity, since the family is dwindling and increasingly elderly population.

Key-words: Aging, quality of life of elderly and family relationship partner.


SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................

INTRODUÇÃO....................................................................................................

13

CAPÍTULO I – O IDOSO EO PANORAMA POLÍTICO –SÓCIO ATUAL..........

18

1.1 - Conceito.......................................................................................................

18

1.2 - Cenário Atual do Processo de Envelhecimento..........................................

20

1.3 - Aspectos Gerais sobre Velhice....................................................................

25

1.4 - A Interferência das Políticas Públicas.........................................................

27

1.5 Políticas Sociais – Escola e Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI).................................................................................................................

30

CAPÍTULO II – QUALIDADE DE VIDA NA VELHICE........................................

33

2.1 - O que é Qualidade de Vida (QV) ?..............................................................

33

2.2 - Qualidade de Vida do Idoso.......................................................................

34

CAPÍTULO III – O PAPEL SÓCIO-FAMILIAR NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO..................................................................................................................

45

3.1 - A Família em constante Mudança...............................................................

45

3.2 - O Contexto Familiar.....................................................................................

47

3.3 - Família e Sociedade....................................................................................

52

3.4 – Aspectos Gerais do suporte Sócio-Familiar................................................

54

3.5 – A Importância da Rede de suporte Sócio-Familiar.....................................

56

CONCLUSÃO......................................................................................................

63

REFERÊNCIAS...................................................................................................

68

APÊNDICES........................................................................................................

74

ANEXOS.............................................................................................................

75



  1. INTRODUÇÃO

        

        No Brasil, de acordo como Estatuto do Idoso, a pessoa acima de 60 anos é considerada idosa, mas de acordo com a subjetividade humana, derivado da percepção e internalização e vivência de cada um, esse marco é diferenciado entre a população idosa, podemos perceber entre os nossos, que há inclusive pessoas jovens que agem e pensam como velhos, e velhos que pensam e agem como jovens, como dizia Moreno, cada pessoa se desenvolve diferentemente no campo mental, afetivo e social. (Costa 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (140.9 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 86 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com