TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO DA REALIDADE E INDICADORES SOCIAIS

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICO E SUPERIOR

DISCIPLINA: DIAGNOSTICO DA REALIDADE E INDICADORES SOCIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E INTERVENÇÕES SOCIAL

TURMA: TIANGUÁ-CE

ALUNA: JAMILE MOREIRA ELIAS

PROFESSORA ROSEANE ROCHA

1.Qual o papel dos indicadores?

R: O papel dos indicadores é apontar, indicar, aproximar, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidos a partir de escolhas teóricas ou politicas realizadas anteriormente. Prestam-se a estatísticas direcionadas e específicas de uma dada politica e aponta na direção dos melhores resultados e conclusões.

2. Quais dimensões, componentes ou as ações operacionais vinculadas, a partir da definição de objetivo programático?

R: As taxas de analfabetismo, rendimento médio do trabalho, taxas de mortalidade infantil, taxas de desemprego,índice de gini e proporção de crianças matriculadas em escolas são, neste sentido  que os indicadores sociais traduzem em cifras e operacionais várias dimensões. Tais como a proposição de um programa para ampliação do atendimento a saúde, o aprimoramento do desempenho escolar e a melhoria das condições de vida de uma comunidade.

3.Em que devem ser pautado a escolha de indicadores sociais para o uso no processo de formulação e avaliação de politicas públicas:

R: Devem ser pautada pela aderência deles a um conjunto de propriedades desejáveis e pela lógica estruturante da aplicação, que definira a tipologia de indicadores mais adequados .

4.O que o autor quis dizer na seguinte citação:“Na prática, nem sempre o indicador de maior validade é o mais confiável; nem sempre o mais confiável e o mais sensível; nem sempre o mais sensível é o mais específico; enfim, nem sempre o indicador que reúne todos essas qualidades”

R: O autor quis dizer que o importante é que se escolha dos indicadores seja fundamentais na avaliação crítica das propriedades e não simplesmente a tradição de uso deles.

5.Descreva a taxonomia dos indicadores para fins de aplicação nas politicas públicas?

R: -Indicador insumo correspondem as medidas associadas a disponibilidade de recursos humanos, financeiros ou de equipamentos alocados para um processo ou para programa que afeta uma das dimensões da realidade social. São tipicamente indicadores de alocação de recursos para politicas sociais o número de leitos hospitalares por mil habitantes, o número de professores por quantidade de estudantes ou ainda o gasto monetário per capita nas diversas áreas de politica social.

-Indicador resultado são aqueles mais propriamente vinculados aos objetivos finais dos programas públicos, que permitem avaliar a eficacia do cumprimento das metas especificadas, como, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil, cuja diminuição espera se verificar com a implementação de um programa de saúde materno infantil.

-Indicador impacto referem se aos efeitos e desdobramento mais gerais, antecipados  ou não, positivos ou não, que decorrem da implantação dos programas, como, no exemplo anterior, a redução da incidência de doenças na infância ou a melhoria do desempenho escolar futura, efeitos decorrentes de atendimento adequado da gestante e da criança recém-nascida em passado recente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com