TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Social

Por:   •  17/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERAUNIDERP CENTRODEEDUCAÇÃOADISTÂNCIA-UNIDADE DE SALVADOR - BAHIA - CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- TURMA- N 50

Alexandrina Barreto Reis...............................RA:390753

Ana Rosa Lopes Félix.....................................RA:400815

Márcia Trindade do Santo Silva......................RA:391210

    Simone Karine Ribeiro Dos Santos Almeida.....RA:395280

DIAGNÓSTICO SOCIAL

 Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I

     

                                           Salvador-Bahia

                                              22/11/2014

INTRODUÇÃO

O Diagnóstico Social, seguindo a metodologia de investigação é mais do que um instrumento de pesquisa, é uma parte integrante do processo de intervenção. Além de articular diversas visões da realidade social e área de atuação, também facultam a interação e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na identificação de determinada realidade.

O trabalho consiste em pesquisa para levantamentos de dados a cerca de qual foi o impacto causado pela instituição na comunidade de IAPI e a elaboração de uma entrevista semi estruturadas e observações diretas. A pesquisa teve como objetivo garantir flexibilidade e dinâmica na abordagem, por meio de um roteiro flexível que permitem a contextualização dos entrevistados. A ordenação específica das perguntas foi feita de acordo com cada situação apresentada em campo de estágio e em concordância com as singularidades de cada entrevistado.

Os entrevistados foram escolhidos na comunidade de IAPI, na instituição Centro de

Convivência Bom Viver localizada na mesma comunidade. Com este diagnóstico pretende-se identificar os problemas mais prementes relativos à questão social trabalhada no campo de estágio, bem como analisar as potencialidades e recursos para uma possível intervenção.

O IMPACTO QUE A INSTITUIÇÃO TROUXE PARA A COMUNIDADE

O impacto que a instituição Grupo Beneficente Amor e Ação trouxe para a comunidade de Narandiba e  cabula foi o auxilio de crianças e adolescentes  de 04 a 14 anos das comunidade carente de  Narandiba/Cabula, como também seus familiares, orientando-os  na educação dos seus filhos, como viver em uma comunidade carente respeitando e valorizando o meio social em que vivem. A princípio, o trabalho foi realizado em pontos diversos do bairro, como houve muita aceitação por parte dos moradores, passou a ser realizado na Paróquia da Igreja da mesmo e novamente por falta de espaço, devido um número maior de crianças e mães, passou a ser realizado aos sábados na Escola Estadual de 1º Grau Gersino Coelho, no bairro Doron. Atualmente, funciona na Rua Edgar Santos, 2005, Narandiba/Cabula, sede própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com