TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

cássia regina LIMA DE ALMEIDA e almeida

claudijane dourado souza

danísia dourado sobral

fabiana oliveira santos

polliana ferreira da silva

endividamento das famílias brasileiras

[pic 3]

Irecê-Ba

2012

cássia regina LIMA DE ALMEIDA e almeida

claudijane dourado souza

danísia dourado sobral

fabiana oliveira santos

polliana ferreira da silva

endividamento das famílias brasileiras

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Professores:Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzeti, Gleiton Lima e Rosanne Malvezzi.                                

        

Irecê-Ba

2012

                                                                                        SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS  .................................................................................7

4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................8

1- INTRODUÇÃO

O endividamento das famílias brasileiras deixa de ser um problema pessoal e a cada dia que passa torna-se um problema social, o incentivo ao consumo das famílias brasileiras torna-se cada vez mais evidente,pois ao invés de poupar, essas famílias consomem cada dia mais e ao final do mês com os orçamentos totalmente comprometidos eles usamo cheque especial ou passam a utilizar o cartão de crédito, com isso endividam ainda mais, pois começam a pagar juros muito altos.

Mesmo com o aumento da renda mensal dos brasileiros, as mudanças de classes sociais e tendo umaqueda no desemprego nos últimos anos, a maioria das famílias se encontra em situações de comprometimento total do seu orçamento. Muito disso se deve ao fato das facilidades decrédito e financiamentos que tem contribuído para o endividamento das famílias brasileiras, pois elas às vezes se iludem e acabam atrapalhando seu orçamento com um total descontrole dos gastos.

O Banco Central tem atribuído o aumento nesses indicadores, entre outros pontos, à ampliação do crédito imobiliário, que são dívidas de alto valor,com prazo de pagamento mais longo e com juros ainda mais altos. Esse é um dos fatores que explica a diferença entre o endividamento total e a parcela que é usada mensalmente para pagar dívidas. Além disso, a instituição vem afirmando que muitos consumidores trocaram o comprometimento da renda com aluguel pela prestação da casa.

2- DESENVOLVIMENTO

As pessoas estão ficando cada vez mais endividadas porque todo dia encontram algo novo para comprar, a fim de satisfazer desejos que muitas vezes são desnecessários só pelo prazer de comprar, facilitado pela grande oferta de crédito e juros baixos. Além disso, outros fatores como desemprego, doenças nas famílias acabam contribuindo para aumentar suas dívidas.

                   Muitas são os motivos para que as famílias estejam se endividando nos últimos anos, dentre as principais razões para que as famílias brasileiras estejam se endividando podemos citar a facilidade de crédito, financiamento e consumo desenfreado, como por exemplo, o acúmulo de débitos pelas compras excessivas no cartão de crédito, pagamentos de carnês e crédito pessoal.

                   As pessoas adquirem dividas desnecessárias sem avaliar suas condições financeiras. Normalmente quando no final do mês o dinheiro acaba, as pessoas, que já estão endividadas, que já estão com o orçamento apertado, procuram os bancos e adquirem empréstimos a juros altos, cheque especial e aumentam ainda mais suas dívidas. Com isso, o processo de inadimplência, em vez de diminuir, acaba sendo algo permanente e muitas vezes drástico.

                As facilidades de créditos, financiamentos e consumo têm contribuído para o endividamento das famílias, pois muitas vezes as pessoas compram, financiam e não se atentam para os juros. A falta de planejamento impulsionam as famílias ao endividamento, as altíssimas taxas de juros dos cartões e financiamentos, que muitas vezes não são de total conhecimento do consumidor, juntamente com as ofertas de empréstimos que são usados para quitar dívidas, que na verdade só pioram.

O consumo nas sociedades está se tornando cada vez maior, a facilidade em comprar no crédito estão fazendo com que as pessoas passem a consumir cada vez mais.Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostram que o percentual de famílias brasileiras com dívidas subiu para 57,3% em junho, ante 55,9% no mês anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com