TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

A VIDA É NOSSA MAIOR VIAGEM, NÃO USE DROGAS!


[pic 3]

Capanema-PA

2012

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

A VIDA É NOSSA MAIOR VIAGEM, NÃO USE DROGAS!

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Geral, Antropologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológico e Formação Social e Politica Economica do Brasil.

Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Francielle Bogado, Patrícia Martins e Gleiton Luiz de Lima.

Capanema-PA

2012

SUMÁRIO

 1 RESUMO ........................................................................................................... 4

 2 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 5

 3 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................6

 4 CONCLUSÃO ......................................................................................................8

5- DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA ...........................................................10

 5 REFERÊNCIAS .................................................................................................22

1- RESUMO

O crack é uma substância obtida da cocaína por meio de processo quimíco, a mesma é fumada em cachimbos ou pode ser dissolvida e injetada, a ação da droga em seu corpo tem duração por volta de 15 à 20 minutos, assim provocando uma série de efeitos no cérebro como: intensa euforia, excitação, insônia, desorientação, labilidade emocional, sensação de flutuar entre outros.

Portanto essa droga conhecida como crack será o foco dessa pesquisa, que será acompanhada de entrevistas explicando a nossa realidade, diante desse problema que esta se expandindo demasiadamente em nossa sociedade.

2- INTRODUÇÃO

No desenvolvimento deste portfólio estarão pauadas inúmeras infomações sobre o crack, tal como: faixa etária, sexo, tempo de uso, reações e principalmente a relação familiar, digo-se de passagem que é primordial o apoio da mesma para a solução deste problema.

No entanto, será salientando consequências futuras, problemas causados pelo uso do crack, assim querendo repassar de forma clara e objetiva os perigos que essa droga pode porporcionar para a nossa sociedade, com base em algumas pesquisas realizadas em nosso múnicipio e em outros locais vizinhos no Estado do Pará.

3- DESENVOLVIMENTO

O crack é uma droga feita a partir de misturas tôxicas como: querosene, acetona, ácido entre outras, agindo rapidamente em seu cérebro, inibindo a capacidade da pessoa contra o vicio, o mesmo atua diretamente em seu corpo, assim podendo causar ate a falência de alguns orgãos do usuário. Pelo fato do crack ter o custo inferior de outras drogas o mesmo gera menos lucro para o traficante do que a cocaína pura, mais leva o usuário a dependência bem mais fácil, garantindo um escravo para a droga, e logo adquirindo um comportamento criminoso, pois o viciado não recua diante de nenhum crime para satisfazer suas exigências, inúmeros casos de furtos, assaltos, roubos, sequestros e todas as formas de violência são intimamente relacionados com as máfias da droga.

Com base em entrevistas coletadas e conhecimentos adquiridos em nosso dia-a-dia, temos percebido que a faixa etária mais constante de usuários de crack esta entre 16 e 26 anos, tendo em vista que em alguns casos é devido a falta de conhecimento, a vulnerabilidade social, a fámilia não esta presente ,a falta de orientação entre outros fatores que pode levar o ser a ter conhecimento desta droga cada vez mais cedo.

Sabemos que o uso ilícito de drogas esta aumentando demasiadamente, como todo vício, começa sempre pelo desejo e curiosidade de se fazer uma experiência diferente, sobre a ação do aliciamento de companheiros já iniciados. Depois de está usando drogas a um tempo determinado e sente necessidade de ir em busca de tratamento, porque quem tem que sentir vontade de não usar mais drogas e o usúario, não teremos resultados positivos se o internamento for de forma compulsória, portanto muitas vezes quem vai em busca de um posto de apoio não e o viciado e sim a família. Em Bragança, muitos moradores deste local ainda não tem o conhecimento do programa, que a cidade posssui contra alcool e drogas que e o Caps AD, tem viciados que já estão usando há tempos, mais não tinham a possibilidade do tratamento pelo fato de não ter o  Caps a anos atraz, com isso, usúarios que já tem 23 anos, já usam drogas desde 14 anos de idade.

E extremamente importante estarmos relatando sobre a família que e primordial na vida do usúario, porque o mesmo necessita de apoio, carinho, incentivo para não deixar o vicio dominar a vida dele. Em casos constantes a família não admite que o crack, pode esta dentro da sua própria familia, ou seja não aceita que o seu filho pode ser um usúario de crack, sempre caminha para outro lado, pois geralmente a mesma a última a ter conhecimento que seu filho esta envolvido nesse mundo das pedras.

 Depois da aceitação do tratamento a colaboração dos familiares e de suma importancia nesta tentativa de manter o máximo possivél o usúario livre das drogas, logo ao iniciar o tratamento o viciado tem algumas reações, como ficar naquela fissura, naquela ansiendade, pelo fato de não estar mais consumindo o crack, pois antes era uma necessidade continua que ele precisava de estar consumindo a droga .

O assistente social exerce um papel importante no processo de recuperação do viciado. É preciso que o assistente esteja preparado para lidar com o assunto. É dever do memo tratar do usuário o preparando para sua inserção ao meio em que vive. Portanto, deve-se também explicar a sociedade os motivos que levam o individuo a entrar nesse mundo das drogas, querendo sempre mostrar o perigo que o mesma proporciona assim reconhecendo seus direitos e deveres como cidadão.

O tratamento dos usuários precisa ser de forma eficaz para que o mesmo depois de curado, possa adentra nossa sociedade novamente, conseguindo trabalho, moradia, cultura como qualquer outro cidadão. Sabemos que para deixar o vicio não e tarefa fácil depende muito do ser que esta sendo tratado, da assistência que esta sendo proporcionada e principalmente da familia está o apoiando nessa nova caminhada de conquista em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com