TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

Seabra

2015

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do 1º semestre.

Seabra

2015

RESUMO

O trabalho proporciona mostrar uma breve visão sobre o problema do crack no âmbito da saúde pública. É uma droga que causa diversos malefícios à saúde e ao psicológico e acaba afetando não só o usuário, como também a família e a sociedade. O indivíduo viciado, torna-se então, um dependente químico, um doente que precisa ser ajudado, necessita de apoios familiares, sociais, projetos e auxílios do poder público para o enfrentamento desta questão. Para o benefício de alguma parte desses indivíduos, existem projetos que dão resultados notáveis nesse processo. Porém, para outra parte, falta mais acessibilidade aos meios de saúde pública e outros pontos de auxílios aos dependentes químicos, como por exemplo nos interiores, especificamente na cidade de Seabra, onde foi reallizado este trabalho. O local possui apenas o CAPS como meio de atendimento e tratamento. Mas ainda que seja pouco, é uma forma de acompanhamento de profissionais para os usuários, e de extrema importância.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

2.1 A SOCIEDADE, A FAMÍLIA E O USUÁRIO DE CRACK.....................................06

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................08

REFERÊNCIAS..........................................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

O crack é uma droga acessível, devido ao seu baixo custo, e é extremamente viciante e devastadora, causam impactos físicos, mentais e emocionais no usuário, mas afetam também a família e a sociedade, gerando grandes problemas sociais. Por ser uma dependência química, trata-se de uma grave questão de saúde pública, pois o usuário torna-se um doente.

O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão do crack no âmbito da saúde pública, enfocando que é um problema do poder público e também da sociedade e da família, e que os usuários necessitam de uma assistência social e fácil acesso aos meios de saúde, educação e outras funções básicas, juntamente com programas do governo para o enfrentamento do vício.

Há regiões que promovem projetos de combate ao crack, algumas delas tem grandes resultados, como por exemplo o projeto realizado em São Paulo “De braços abertos” que tirou várias pessoas da vida das drogas. Assim como há regiões menos favorecidas que carece de implantações de órgãos públicos voltados ao tratamento do crack e outras drogas, como em Seabra, municipio baiano localizado a 456 km da capital, local que foi produzido o trabalho, que por ser uma cidade pequena, não tem programas voltados aos usuários, tendo apenas o CAPS (Centro de Assistência Psicosocial) para tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos. Dados coletados em uma outra cidade próxima, afirmam a importância do tratamento terapêutico para tratar a doença e ter garantia da continuidade desse tratamento feito por profissionais, juntamente com auxílios voltados aos familiares.

A drogadição é um problema de saúde pública e necessita de auxílios no enfrentamento. O papel dos assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras são essenciais em todo o processo, juntamente com a participação da família e de toda a sociedade, visando sanar o problema e readaptar o indivíduo à vida em grupo, e a se ressocializarem.

Nesse sentido, a elaboração de atividades acadêmicas dessa significância garante aos estudantes de Serviço Social, futuros assistentes sociais, possibilidades de reflexões significativas no atual contexto social.

2 DESENVOLVIMENTO

O crack é resultante de cocaína mesclada com diferentes tipos de solventes em um processo simples e sem a necessidade de uma mão de obra especializada. Isso possibilita sua comercialização a baixo custo e de forma dispersa, podendo ser, inclusive produzido pelo próprio usuário. Os efeitos dessa droga são devastadores, tanto no organismo como no estado físico e mental, além de provocar danos também à sociedade. Como o prazer que proporciona é muito intenso e dura pouco, a droga torna-se mais potente e causa pendência rapidamente, impossibilitando o indivíduo de realizar funções básicas do dia-a-dia, não trabalham, não conseguem conviver com a família e com a sociedade e estão sempre em função da “pedra”.

Com o avanço das drogas, a sociedade vem enfrentando um grande transtorno ao longo dos anos, e cada dia que passa, o consumo se expande ainda mais, se alastrando entre a população, gerando insegurança, violência, e outros problemas sociais que causam consequências à comunidade e se torna uma preocupação aos órgãos públicos. Esse grave problema causa sofrimento não apenas aos familiares dos dependentes da droga, mas tem reflexos negativos por toda a sociedade. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com