TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENVELHECIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA SOCIAL E FAMILIAR

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

 Faculdade Pitágoras de Governador Valadares/MG[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

GOVERNADOR VALADARES/ MG

2020


suely das graças dutra gomes[pic 6]

[pic 7]

O SERVIÇO SOCIAL E O DIREITO DA PESSOA IDOSA COM QUALIDADE DE VIDA

Projeto de Serviço Social na Faculdade Pitágoras de Governador Valadares/MG

Orientador: NILZA FONTANA


Governador Valadares/ MG

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13

Dedico este trabalho a meus filhos: Meus maiores Incentivadores Íkaro Dutra Gomes, Yuri Dutra Gomes e Íçara Dutra Gomes, os quais são a luz da minha vida.

1. INTRODUÇÃO

A importância das pessoas idosas para a vida social e familiar e como grupos podem contribuir para salvaguardar esse direito e melhorar a vida útil e a qualidade de vida das pessoas.

A mudança na proteção social básica é a reorganização dos serviços de assistência social e o fortalecimento da coexistência de serviços. Nesse caso, é necessário que os idosos se beneficiem da coexistência de grupos e fortaleçam os serviços de contato.Com base em observações diárias sobre a população idosa, além de dados e diversos estudos existentes, pode-se concluir que essa camada populacional aumentou significativamente, o que é uma conquista para a humanidade, mas apresenta alguns desafios, principalmente em relação à saúde e assistência social. Há muita pesquisa sobre esse assunto, mas este trabalho se concentra em garantir o direito à vida social e familiar dos idosos. Portanto, a questão do envelhecimento sugere reflexão no sentido de que os funcionários do governo podem pensar e direcionar ações que atendam às necessidades desse grupo em particular. É extremamente importante discutir maneiras de contribuir para um envelhecimento saudável e acreditamos que a vida social e familiar é um dos meios para isso.Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir e analisar o grau de importância do convívio social e familiar no processo de envelhecimento para os idosos.

Os objetivos específicos são: entender como as pessoas mais velhas analisam a qualidade de seus relacionamentos; Definir a visão que todo idoso tem sobre o envelhecimento; Entenda se os participantes seniores idosos entendem a vida social e familiar como uma lei; para garantir esse direito. As alterações que ocorrerão como resultado da alteração da ordem dos serviços.

A hipótese norteadora deste trabalho é que a falta de tais interações e interações fará com que os idosos tenham uma visão negativa do envelhecimento.Em certo sentido, esse estágio da vida trará apenas prejuízos. No entanto, deve-se considerar que a vida social e familiar não é apenas uma necessidade, é um direito que deve ser respeitado, o que certamente pode garantir a saúde física e mental do idoso e sua autonomia.

  1. 1  O PROBLEMA

Quais os desafios para o profissional de serviço social na defesa dos direitos da Pessoa Idosa?

2.  OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS OU PRIMÁRIOS

Discutir sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço social junto a Pessoa Idosa.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apresentar breve histórico sobre o Envelhecimento;
  • Discutir sobre os direitos constituídos no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso;
  • Refletir sobre a contribuição do serviço social relacionada a qualidade de vida da pessoa idosa.

3.  JUSTIFICATIVA

A escolha do tema decorreu a partir das observações na área do estágio há um ano no treinamento de campo na Associação Santa Luzia de Governador Valadares, onde são atendidas pessoas com deficiências físicas e com transtornos mentais. 

Este trabalho é relevante, pois, contribui para o empenho em analisar a contínua expansão de nossa atividade estende o alcance e a importância do sistema de participação geral. Caros amigos, o consenso sobre a necessidade de qualificação causa impacto indireto na reavaliação do retorno esperado em longo prazo. Percebemos, cada vez mais, que o entendimento das metas propostas promove a alavancada dos recursos funcionais envolvidos. No entanto, jamais podemos esquecer que a estrutura atual da organização afeta positivamente a previsão dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.

Esta pesquisa irá contribuir para a sociedade e para comunidade acadêmica com o consenso sobre a necessidade de qualificação talvez venha a ressaltar a relatividade das condições financeiras e administrativas exigidas.  Não podemos esquecer que o aumento contínuo de qualificadas formas de atuação exige a precisão e a definição das maneiras dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Por conseguinte, a revolução dos costumes agrega valor ao estabelecimento do fluxo de informações. Claro que a mobilidade das constitucionais internacionais nos obriga à análise do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades, abrindo portas para uma pós-graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (222.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com