TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  17/6/2016  •  Bibliografia  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo Dirigido – Disciplina Ética Profissional

(Unidade I do Programa)

I – Observações Iniciais sobre o Estudo Dirigido (ED)

O ED subsidia, a nosso ver e para alguns, primeiro: um processo de sistematização e síntese das leituras realizadas (sobretudo da bibliografia obrigatória); e, concomitantemente, uma preparação orientada para o enfrentamento exitoso da avaliação da disciplina em pauta. Contudo, cabe chamar atenção para duas questões fundamentais. A primeira faz referência a não obrigatoriedade de similitude de conteúdo exigido entre o ED e a avaliação propriamente dita. A segunda informa que há diferentes modos de apreensão de conhecimento e, nesse sentido, não necessariamente o ED deve ser o meio privilegiado no desenvolvimento dos estudos realizados para o enfrentamento da avaliação em questão. Com isso, pretende-se dizer que é incentivado, para além do ED, o emprego de outros métodos de estudo.

O ED foi pensado e organizado no sentido de se aproximar ao máximo do modelo de prova que será exigido no dia 13 de junho de 2016. A diferença é a observância dos aspectos didáticos e metodológicos voltados para um processo sistemático de estudo.

Deste modo, foram elaboradas três questões fundamentais. No interior de cada uma destas questões foram acrescentados tópicos, que DEVEM ser abordados para se alcançar a plenitude resolutiva da questão fundamental. A última questão fundamental não foi, ainda, abordada em sala de aula. Nesse sentido, não a discutiremos no dia 23 de maio de 2016.

Cabe ressaltar que, ao responderem cada questão fundamental considerando os tópicos NÃO deixem de articular um tópico ao outro. Também ressaltamos que, para a obtenção de melhor aproveitamento, atente-se para a construção de uma resposta com introdução, desenvolvimento e conclusão.      

II – Estudo Dirigido

1.    Existem diferentes concepções de ética e de moral, entretanto a concepção presente no Projeto Ético-político Profissional hegemônico do Serviço Social compreende ambas como um complexo social e o indivíduo social como a auto-implicação do ser singular e do ser genérico. Disserte sobre esta afirmação.

[INTRODUÇÃO]

- Inicie se possível, escrevendo sua interpretação da questão e aponte o caminho para resolvê-la.

[DESENVOLVIMENTO]

- Tratar da concepção de ética presente no projeto ético-político profissional do Serviço Social. Nessa concepção, abordar o que é ética e o que é moral? Identificar à ética como um complexo social auto-implicado à moral (embora não sejam sinônimos).

- Mostrar a relação da ética com a moral a partir da reflexão crítica sobre esta.

- Tratar da relação entre ética e moral e a categoria ontológica do trabalho.

- Considerar a diferença entre trabalho e atividade genética das demais espécies animais.

- Abordar e dizer o que são as categorias da teleologia, causalidades (naturais e postas), objetivação e exteriorização. Dizer por que o trabalho é a categoria central da constituição do ser social.

- Dizer o que é ser social e sociabilidade (Identificar o trabalho e as categorias que nele comparecem teoricamente como categoria central para a construção da sociabilidade.     Tratar o que é sociabilidade e a constituição do homem como ser social). Apontar o momento histórico de constituição do ser social. Dizer o que foi a revolução neolítica. Apontar quais foram os elementos que caracterizaram esta revolução.

- Tratar a constituição do homem como ser social.

- Dizer qual a relação entre sociabilidade e moral. Dizer o que é moral.

- Dizer por que a moral é considerada um complexo social e por que é produto da sociabilidade humana.  

- Tratar da relação entre a moral e a história e a constituição dos valores morais - Que concepção de história (parte-se do entendimento que a história é um processo, sempre em movimento, mostrar que as necessidades dos homens estão também sempre mudando e impondo novas formas de compreensão dos processos sociais) comparece no projeto ético-político profissional? Quais as características do cotidiano? O que são valores morais? O que é juízo de fato e juízo de valor?

-Identificar que os valores entendidos como justos, bons ou não em uma dada época histórica, pode não ser mais da mesma forma em outros momentos - assim, os valores não são imutáveis, mas históricos.

- Apontar a relação do valor com o trabalho.

- Identifique a relação entre “ser social” e “indivíduo social”.  Identificar o indivíduo social como um ser que é simultaneamente sujeito singular (conceituar o que é) e humano-genérico (conceituar o que é).

- Mostrar por que o indivíduo social é ao mesmo tempo ser singular e ser genérico.

[CONCLUSÃO]

-Por fim, fechar a resposta condensando os elementos da questão inicial.

2.  O processo de alienação presente na sociabilidade burguesa apresenta-se como um entrave para a liberdade plena do indivíduo social realizado como sujeito ético. Disserte sobre esta afirmação.  

[INTRODUÇÃO]

- Inicie se possível, escrevendo sua interpretação da questão e aponte o caminho para resolvê-la.

[DESENVOLVIMENTO]

- Identifique os fundamentos sociais da alienação.

- Iniciar desenvolvendo o que é alienação e que tanto fetichismo quanto reificação são fenômenos típicos da sociedade burguesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com