TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANDRENILZA DIAS ALEXANDRE - RA: 2370759003

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LEME – SP

2020

[pic 2]

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIARIO

Nome do Estagiário: Andrenilza de Lurdes Dias Alexandre

Curso: Serviço Social - 5° Semestre

Telefone: (19) 98290-3275

Nível do Estágio Supervisionado: Il

Local de Estágio: CRJ Centro de Referência da Juventude – Leme SP

Endereço: R. Vitório Thomazotti, 150, Bela Vista

Professora: Jôsi da Costa Greffe.

Nome do Supervisor Acadêmico: Mirian Vanessa Pires

Sumário

1.        APRESENTAÇÃO:        3

2.        JUSTIFICATIVA:        3

3. OBJETIVO        4

3-1 OBJETIVO GERAL        4

3-2 OBJETIVO ESPECÍFICO        4

4.        PÚBLICO ALVO        5

5. METAS A ATINGIR        5

6. METODOLOGIA        5

7. RECURSOS HUMANOS        5

9. AVALIAÇÃO        6

10. CRONOGRAMA        6

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA        9

  1. APRESENTAÇÃO:

O   presente projeto acontecerá no C.R.J. (CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE), o referido equipamento é um serviço de proteção social básica de apoio e orientação à jovens e adolescentes de 15 a 29 anos e seus familiares.

Promove a inserção dos jovens e adolescentes em atividades educacionais como forma de promoção de direitos de fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais. Além disso, todas as práticas estimulam os jovens a concluir o ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos e ingressar no ensino superior buscando, de maneira continua, novas oportunidades.

O C.R.J tem como coordenadora a Sra Célia Herculano, conta ainda com 1 Psicóloga, 1 Assistente Social, 3 Monitores de projeto ,1 Agente Administrativo e 1Serviços diversos.

O C.R.J tem como objetivo permitir e respeitar o acesso dos jovens em condições de vulnerabilidade social às demais políticas públicas por meio do conhecimento.

Atuar a partir os eixos principais do projeto (formação/informação, garantir direitos, convivência e reflexão)

  1. JUSTIFICATIVA:

O presente artigo trata-se de um Projeto de Intervenção referente ao Estágio em Serviço Social II, que tem como tema “Pétalas de Vida: Prevenção contra a violência sexual contra a criança e o adolescente”, que traz um reflexão a respeito da violência sexual (abuso e exploração sexual), contra a criança e ao adolescente dentro ou fora do convívio familiar.

Este projeto tem como ideia principal enfatizar a importância de se desenvolver ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra a criança e ao adolescente, além de destacar a denúncia como forma de proteção.

A violência está ligada a diversos fatores dentro da sociedade, é um fenômeno que ocorre em todo lugar, sendo considerada uma expressão da questão social. O ECA Define a criança e o adolescente, como sujeitos de direito dentro da sociedade, que necessitam de proteção e atenção especial em decorrência do seu desenvolvimento. Conforme a Constituição Federal de 1988, que cita ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o respeito aos direitos fundamentais infanto-juvenil.

Os casos de violência sexual contra meninos e meninas tem aumentado a cada dia, a violência sexual está presente nas relações de poder que há sobre a vítima (criança ou adolescente), que implica diretamente na satisfação sexual do autor da violência, ou no alcance de seus objetivos, sejam eles: fins lucrativos, prostituição para grupos de pessoas que compactuam com essa prática, troca de favor, entre outros. Também podemos notar que no atual momento que estamos vivendo, onde as crianças e adolescentes estão ficando mais em suas casas ou nas ruas, o número de casos de violência sexual contar os mesmo tem aumentado de maneira significativa.

Dessa forma, é de grande importância trazer à tona uma discursão sobre esse assunto que está cada vez mais presente no cotidiano de muitas pessoas. Portanto, através deste projeto será possível desenvolver práticas a partir das necessidades concretas que cercam o público alvo, bem como, realizar ações que venham atuar no enfrentamento a violência sexual contra a criança e adolescente.

3. OBJETIVO

Este projeto foi elaborado como uma forma de instrumento de identificação da violência sexual, voltado para a importância de se desenvolver estratégias para o enfrentamento a violência sexual contra a criança e adolescente, bem como, a prevenção ao surgimento de novos casos.

3-1 OBJETIVO GERAL

Enfatizar a importância de se elaborar ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente.

3-2 OBJETIVO ESPECÍFICO

*Explicar o que é a violência sexual infantil ressaltando a diferença entre o abuso e a exploração sexual,

* Discutir sobre os danos sociais que a violência sexual causa no comportamento social ao longo da vida das vítimas,

* Ilustrar a importância da denúncia como mecanismo de proteção,

* orientar sobre a rede de proteção integral.

  1. PÚBLICO ALVO

O projeto “Pétalas de Vida: Prevenção contra a violência sexual contra a criança e adolescente “terá como público alvo os adolescentes frequentadores do CRJ, com idade de 15 a 17 anos, e possivelmente os irmão(às) dos mesmos, com idade de 05 a 12 anos. Em uma roda de conversa com a Psicóloga, Profissional de Serviço Social e a Estagiária de Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com