TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “A onda”

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “A onda” fez pensar de forma diferenciada, com outro olhar, com uma visão da realidade de forma mais ampla, com os conteúdos ensinados e transmitidos pela professora, colegas e diante das minhas leituras, pude fazer uma análise e uma melhor reflexão dos acontecimentos em nosso dia-a-dia.

No primeiro texto dado em aula, percebi a importância de se estudar esta ciência, a psicologia, para abrir novos caminhos do conhecimento, eu como indivíduo, possa aprender, pensar, ensinar, sentir. Bem superficial, pois ainda estamos no inicio de curso, pude entender o homem e suas interferências na sociedade e no indivíduo, e também a entender a história e suas transições para a formação da sociedade contemporânea.

E ao longo da disciplina, psicologia e subjetividade, juntamente com as demais disciplina do curso de Serviço Social, possa através de estudo, análise e reflexão, compreender mais o individuo, seu comportamento, os conteúdos inconscientes e a subjetividade perante a sociedade, envolvendo seu objeto e os métodos.

Neste primeiro texto, destaco como foi importante a acumulação do capital e o surgimento da burguesia, que ajudou e possibilitou a construção de novas ideias, fazendo do homem um ser pensante e livre, baseado na razão. Cada indivíduo pensa de maneira diferente, tornando um ser humano mais interessante, pois, permite ter diversos pensamentos, com a possibilidade de surgir o julgamento pessoal, e com esse novo olhar traz a questão da privacidade e a possibilidade da subjetividade.

A meu ver, foi um ponto de destaque nos meus estudos iniciais, pois é de grande significância compreender as questões ligadas à subjetividade no sujeito e o modo que influencia o outro individuo por seus interesses e desejos particulares, que acaba se tornando algo de grande proporção, atingindo uma grande massa, manipulada por um individuo através de seus pensamentos e seu mundo interior.

Pude perceber que, com a subjetividade ajuda a determinar um indivíduo, a maneira como ele será e irá se comportar diante de outro individuo. A subjetividade foi abordada tanto no segundo texto e como no filme “A onda”. No segundo texto pela ditadura militar, como que foi este período de dominação, sangrento e cruel. E que qualquer oposição era considerada crime e possuía as punições caso fosse contrário ao sistema posto na época. Por exemplo, a tortura aplicada nesta época, à subjetividade encontrava-se no indivíduo praticando o ato. Outro ponto abordado neste texto foi à subjetividade traduzida no consumismo, surgindo outros processos de subjetivação, como o consumo de drogas, que passou ser tratado de forma errada, ou seja, a culpa recaindo no indivíduo que a usava, e as pessoas e familiares aceitaram esse contexto, passando a ser algo considerado “normal”.

Assim, posso ligar ao debate ocorrido em sala de aula, sobre o ser humano achar tudo tão natural e normal, não ter um senso crítico, de reflexão sobre os acontecimentos de uma sociedade, questionar como e porque aquilo é dessa forma? Porque é posto algo para nós? E porque devemos aceitar ou não? Assim, creio que nos dias atuais surgi um novo processo de subjetivação de acordo com a necessidade e seu contexto, que acaba sendo importante para o crescimento do indivíduo.

Fazendo uma comparação deste assunto ao filme “A onda”, percebei a subjetividade em diversas cenas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com