TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Como Cocação Politica

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4,5,6,7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como tema gerador “O Homem de Vocação Política”. O texto a seguir tem como objetivo nos fazer entender ou refletir sobre as diversas atitudes do homem público. Para entendermos o que é política, começamos perguntando a população, qual a visão de cada uma dessas pessoas em relação à política. “Algumas responderam que “política é desonestidade”, “corrupção”, “não gosto de falar de política”, “todo o político é corrupto”, “o país precisa da política para colocar em prática os nossos impostos”, “ é um meio de governar o país”,  e muitas outras respostas parecidas como estas. Sabemos que Política é a arte de governar, é o uso de poder para defender seus direitos de cidadania, faz parte do nosso universo.

Todo homem é um ser político por natureza, e a história revela isso, pois a vida em sociedade exige relação de aproximação, acordos, regras de conduta, limites, e um amplo conjunto de valores e de normas que viabilizam o convívio social.

Existem dois tipos de homem político: 1º vocação| 2º profissional.

1º se vive “para” a política

2º se vive “da” política (fonte de renda)

Colocaremos também em questão a diferença entre o individuo que tem “vocação” na política com aquele que trata a política apenas como “profissão”. Quem tem a vocação, faz com amor, se dedica, e tem plena consciência que estará ajudando a sociedade. Quem usa a política como profissão, estará usando-a como fonte de renda, para usufruir de seus próprios interesses, não fazendo por uma boa causa em prol da sociedade.

                  A imagem que os brasileiros têm dos políticos não é das melhores, principalmente pelos recorrentes escândalos e pela avalanche de denúncias diárias reproduzidas pelos meios de comunicação. Por isso, é comum que a maioria da população opte pela apatia e a minoria pela organização com o intuito de tentar mudar o que está errado. Em áreas como a educação, a saúde, o meio ambiente, o emprego e o lazer, inserindo-os em todas as etapas do processo de tomada de decisões sobre o futuro.


  1. DESENVOLVIMENTO

Sabemos que todos nós somos políticos. Mas muitas vezes as pessoas pensam o pior da política, cada pessoa que ajudamos ou cada vez que não concordamos com algo estamos fazendo política.

O vídeo que mostra. “A INAUGURAÇÃO DA PONTE” é uma critica que na realidade de hoje acontece no nosso país, quando o político se submete a inaugurar e não reinaugurar uma obra que já está feita, é só para concertar. Querem inaugurar de qualquer jeito. Às vezes a obra ainda não está nem completa, e já pensam em subir no palanque para fazer seus discursos. E muitas vezes reinauguram querendo mostrar trabalho, aparecer na mídia mostrando que estão fazendo alguma coisa, dizendo que fez isso ou aquilo e nunca vemos o resultado. Isso quando acontece de fato, gastam dinheiro do povo sem precisão, porque vai ser preciso gastar com mão de obra.

No nosso Brasil acontece muito, sempre alguém querendo se dar bem as custa do povo. Só sabemos quando as pessoas são honestas quando elas têm o poder.

Não é raro que as pessoas digam: todo político é desonesto, não presta e a maioria é corrupto. Com tantos desentendimentos entre eles envolvidos em desvios de dinheiros dos cofres públicos. Imaginamos que nossos filhos teriam muita vergonha em dizer: ”quando eu for grande, quero ser político!” Desejariam entrar em um partido e se candidatar? Logo dirão que o jovem não está raciocinando bem. Excelente futuro é ser advogado, um desembargador, por exemplo! Pois vai ganhar muito dinheiro e ter prestígio. Um médico famoso, engenheiro, arquiteto, empresário. Coisa assim. Mas ser político?

Ora, essa postura revela uma contradição curiosa. Como melhorar a classe política, como aperfeiçoar nosso sistema representativo, se não temos pessoas preparadas Aliás, basta o individuo ter um pouco mais de preparação social para logo se dizer: Esse indivíduo estar com alguma pretensão camuflada. Vai ver ele quer ser político! O político às vezes é tão sujo quanto o eleitor que vende seu voto. E é nessa hora de votar que, poderiam fazer sua parte, contribuindo com a cidadania, mostrando que é um ser humano que se preocupa em contribuir como, cidadão. Por uma sociedade mais justa.

E o sistema onde um bando de quadrilha é legalmente empossado, através de um processo, onde os que dão legitimidade a tudo. Como é que se autoriza para administrar os interesses públicos, alguém não tem nem uma qualificação moral ou intelectual a esse cargo. Isso é um cumulo do absurdo! Pior ainda é que a ficha criminal de muitos é uma verdadeira lista telefônica. Além disso, eles ganham imunidade parlamentar para continuarem especializados em falcatruas. Na sociedade são vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e visam ampliar e efetivar direitos da cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com