TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Insucesso Escolar

Por:   •  17/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

O projeto “ON-SOCIAL” é um projeto de intervenção comunitária, dirigido a crianças e jovens, com a parceria da cruz vermelha portuguesa- Delegação de Gondomar/Valongo, no âmbito da integração social.

Trata-se de uma ONG socialmente relevante que intervém com populações socialmente vulneráveis e que reúne as condições logísticas para a implementação do projeto numa modalidade virtual, devido ao SARS-Cov2.

É no contexto do Projeto “Vi(r)agem” E8G, no âmbito do Programa Escolhas, que o “On-Social” se enquadra e será desenvolvido.

O Programa Escolhas visa promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, combate à discriminação social, como também a participação cívica e o reforço da coesão social.

Os dados partilhados pela CVP-DL Gondomar e Valongo identificam duas áreas prioritárias de intervenção: como a promoção da (re)integração escolar e formativa, da qualificação profissional, bem como o desenvolvimento de competências pessoas e socias das crianças e jovens. A segunda área é o desenvolvimento de competências que garantam uma maior consciencialização sobre os direitos, deveres cívicos e comunitários.

Introdução

O presente relatório insere-se no âmbito da disciplina de laboratório, no 1º ano de licenciatura em Serviço Social na Universidade Católica de Braga. É um projeto que tem como objetivo perceber as causas do insucesso escolar, bem como prevenir e intervir no insucesso escolar, passar informações às crianças da importância da escola e ensinar diversas formas de promover o sucesso escolar.

No meu projeto o objetivo de desenvolvimento sustentável é a educação de qualidade, o grupo etário das crianças e jovens com quem trabalhei foi dos 6 aos 12 anos, os problemas identificados foi o insucesso escolar, o objetivo do projeto seria promover o sucesso escolar e por fim as ações seria em assoes de informação.

De um modo geral, designa-se de insucesso escolar quando a criança/aluno não atinge os objetivos de escolaridade propostos referentes à sua idade e ano de escolaridade. Desta forma, o presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar estratégias de prevenção e intervenção do insucesso escolar. Neste sentido, foi possível contar com a ajuda de pessoas que trabalhavam na cruz vermelha e que estavam mais dentro do tema, como também conheciam bem as crianças com quem íamos trabalhar.

Antes de começar a realizar o projeto fiz diversas pesquisas, falei com pessoas que trabalhavam com crianças, estudei bem o tema, para me adequar ao máximo as crianças, às suas necessidades, como também ao tema.

O insucesso escolar começou a ganhar mais destaque quando a escolaridade passou a ser obrigatória, sendo, hoje em dia, um assunto extremamente preocupante e que deve ser combatido. O conceito de insucesso escolar é bastante complexo, deste modo acontece quando uma criança não adquiriu as aprendizagens que são propostas de acordo com a sua faixa etária, podendo ter como consequência a reprovação de ano.

As causas do insucesso escolar podem estar relacionadas com a própria criança, com o seio familiar e com o seio escolar. É este o conjunto de fatores que se relacionam provocando dificuldades de aprendizagens nas crianças. No entanto, se estas forem detetadas a tempo podem ser superadas imediatamente, porém quando isso não acontece, existem ainda vários projetos e estratégias para combater o insucesso escolar. O foco deste projeto é perceber de que maneira se pode prevenir e intervir contra o insucesso escolar. Para isso, realizamos 6 sessões onde damos técnicas, informações e maneiras de promover o sucesso escolar, passando-lhes a imagem da importância da escola.

Assim sendo o relatório termina com a conclusão final, em que é realizada uma reflexão sobre todo o projeto realizado.

1. Insucesso escolar

1.1 Definição do Conceito

O insucesso escolar está presente no meio escolar e não pode, nem deve ser indiferente a todos nós, especialmente à comunidade escolar. A definição deste conceito é bastante complexa e relativa, pelo que existe uma enorme polissemia no que diz respeito à sua definição. Assim o insucesso escolar é a grande dificuldade que uma criança pode ter em acompanhar a formação escolar e atingir os objetivos propostos no tempo previsto de acordo com a sua idade.

1.2 Características de uma criança com insucesso escolar 

Uma criança com dificuldades de aprendizagem, resultando consequentemente em insucesso escolar, manifesta certos comportamentos específicos que podem ser identificados pelos docentes e pela família. As crianças que apresentam um comportamento desassossegado, que pode estar ou não relacionados com a hiperatividade, dispersam-se com muita facilidade, o que leva a não conseguirem fazer as tarefas concentradas. No que diz respeito à pouca tolerância à frustração, estas crianças não aceitam o facto de terem um fraco rendimento escolar mantendo um comportamento estereotipado. A irritabilidade é também um dos comportamentos típicos da questão em causa, as crianças são impulsivas, dispersam-se e são desorganizadas.

1.3 Causas do insucesso escolar

Existe uma variedade de fatores responsáveis pelo insucesso escolar, tais como o seio familiar da criança, a própria criança e o ambiente escolar.

Este é o conjunto de fatores que está diretamente relacionado e que pode fazer com que comecem a existir dificuldades de aprendizagem nas crianças.

Para além disso, podem ainda identificar-se como causas do insucesso escolar o facto de a criança ter dificuldades em manter-se concentrada, alguns problemas mais visíveis como os visuais e auditivos (dificuldades a soletrar, ler, escrever ou calcular) ou ainda problemas de memorização.

2.O projeto

O objetivo era através das 6 sessões ajudar no insucesso escolar, dando técnicas, ajudas para o combater.

O projeto fez se através de 6 sessões, em que com a ajuda do meu grupo fomos atribuindo temas, atividades para cada sessão, elas todas adequadas para a idade das crianças em questão.

Eu realizei a terceira e sexta sessão, com objetivos precisos para combater o insucesso escolar, como por exemplo a forma como estudar, organizar o tempo de estudo e lazer, mas também mostrar a importância da escola e do percurso escolar para o futuro de cada criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com