TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento de Conceituação do Serviço Social no Brasil

Por:   •  3/4/2022  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil

Resumo: Este resumo expandido teve a finalidade de abordar sobre

o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina com foco no Brasil, refletindo sobre seus acontecimentos relevantes, com base nas aulas de FHTM II e documentos bibliográficos.

Palavras-chave: Processo Histórico, Serviço Social, Reconceituação.

Introdução

O Movimento de Reconceituação é um marco importante no Serviço Social, ele representa a mudança e a busca pela desvinculação de práticas conservadoras. Através desse movimento surge uma nova visão acerca da prática profissional, com novas técnicas e voltada para uma análise crítica da realidade social. A reconceituação brasileira tem início no contexto histórico da ditadura militar, no ano de 1965, quando surgem novas demandas da questão social.

Renovação do Serviço Social brasileiro:

No início dos anos 60 inicia-se o processo de reformulação do Serviço Social brasileiro, na mesma época em que surge o Movimento de Reconceituação na América Latina.

O momento de renovação é dado no início da ditadura militar que ocorreu no Brasil em 1964, trazendo a preocupação dos Assistentes Sociais com a necessidade de responder às novas expressões da questão social, por isso, o Brasil teve características diferentes do restante da América Latina, porque não existiram possibilidades concretas de participação ativa dos profissionais brasileiros.

Na sua reconceitualização o Serviço Social passa a questionar mais suas práticas, transformando o tradicionalismo em análises mais críticas.

[...] reconceituação do serviço social como um movimento, que tem se caracterizado, para muitos de nós, como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social e de construção de um paradigma questionador e crítico da ordem dominante, expresso de distintas formas, como: “serviço social crítico”, “serviço social dialético” ou “serviço social marxista” (FALEIROS, 2005, p. 22).

O processo de renovação na ditadura militar

A nova fase da profissão teve início na ditadura militar, um momento de repressão e violação de direitos para a sociedade brasileira, o estado se tornou antidemocrático, enfrentando a questão social com repressão, promovendo alterações no Serviço Social, que se vê diante da miséria, violência e novas demandas da questão social. Era exigido do profissional um “caráter técnico e científico, que dê conta da burocracia estatal e dos investimentos privados”, como diz Cardoso (2013, p. 133).

Considerações finais

Referências

CARDOSO, P. F. G. Ética e projetos profissionais: os diferentes caminhos do serviço social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.

FALEIROS, Vicente de Paula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com