TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidiciplinar VII

Por:   •  26/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

Wesley Nunes Diniz - 10/12/2000

 Marataizes

RA 2206479

DATA: 16/10/2023

RESUMO

Este projeto se propõe a explorar a operação da Fábrica Porcelana Monte Sião de forma ampla e objetiva, apresentando informações detalhadas sobre sua estrutura e os processos organizacionais que emprega. O objetivo deste projeto é fornecer dados coesos e pertinentes sobre a fábrica, baseando-se no conteúdo ensinado no penúltimo período do curso de Processos Gerenciais. Este estudo abrangerá tópicos relacionados às disciplinas de Logística Integrada, Gestão de Sistemas de Informação e Sustentabilidade Empresarial. O projeto foi dividido em capítulos, cada um abordando uma disciplina específica do semestre.

Portanto, o objetivo principal deste projeto é analisar as características da fábrica no que diz respeito à gestão de sistemas de informação no contexto organizacional, visando orientar a tomada de decisões. Além disso, este estudo não negligencia a otimização dos processos logísticos e a gestão da cadeia de suprimentos, juntamente com um plano de desenvolvimento sustentável que incorpora princípios de ética e responsabilidade social. Tudo isso visa realizar uma avaliação organizacional da fábrica pesquisada e sugerir melhorias em suas operações.

Palavras-chave: Sistemas, logística, dados, sustentabilidade e coordenação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................. 3

HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO.................................... 4

LOGÍSTICA INTEGRADA.................................................... 5

3.1. Apresentação das Cadeias de Distribuição.................. 6

3.2. Estratégias de Precificação.......................................... 8

3.3. Estratégia de Publicidade........................................... 9

3.4. Localização Estratégica........................................... 10

3.5. Gestão de Compras e Estoque................................. 10

GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO...... 13

4.1. Investimento, Qualidade e Inovação...................... 14

4.2. O Papel da Administração de Sistemas de Informação.... 15

4.3. Gestão Financeira e Comercial.............................. 15

4.4. Segurança dos Dados.............................................. 15

4.5. Setores Industriais (Produção, Logística e Vendas)... 16

4.6. Computação Pessoal............................................. 17

4.7. Sistemas de Comércio Internacional (Siscomex)...... 17

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE................................... 18

CONCLUSÃO................................................................. 21

REFERÊNCIAS................................................................. 23

INTRODUÇÃO

Este texto visa destacar a importância da logística no contexto empresarial, enfocando o conceito de que uma logística eficiente busca atender aos níveis de serviço necessários ao menor custo total possível. Com a crescente competição e a ênfase no consumo imediato, ter o produto disponível no momento e local desejados é fundamental. Além disso, abordamos o conceito de "logística reversa", que se concentra na gestão adequada de produtos descartados, seja por meio da reciclagem, reutilização ou recondicionamento.

Também discutimos o Gerenciamento de Sistemas de Informação, que desempenha um papel vital na eficiência e agilidade da gestão de informações organizacionais. A aplicação de tecnologia da informação em áreas como comércio eletrônico, CRM, gestão da cadeia de suprimentos, planejamento de recursos e e-business é fundamental para a competitividade das empresas.

Além disso, enfatizamos a relevância do Desenvolvimento Sustentável como um tópico importante a ser considerado no cenário atual, buscando equilibrar o crescimento econômico com práticas responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade.

2. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

O histórico da organização é uma parte fundamental da compreensão do seu desenvolvimento ao longo do tempo. No caso da Porcelana Monte Sião, as informações históricas foram obtidas diretamente do site da própria fábrica, fornecendo uma visão transparente de sua trajetória. A empresa foi fundada em 1959 e inicialmente produzia pequenos bibelôs. A mudança ocorreu quando uma cópia de uma jarrinha azul e branca de Portugal foi reproduzida sob encomenda, tornando-se um sucesso. Esse modelo impulsionou a produção de outros produtos domésticos, como xícaras, pires, travessas, canecas, copos, e assim por diante.

A produção era altamente artesanal, envolvendo todas as etapas, desde a moagem da matéria-prima até a pintura artesanal e a queima em forno a lenha. Todos os equipamentos necessários para a produção das porcelanas eram criados internamente, incluindo o "Tamburão", o torno para moldes e o forno a lenha. Inicialmente, as vendas eram realizadas em eventos locais e feiras nas cidades vizinhas. Eventualmente, uma loja foi inaugurada no mesmo local da fábrica.

A atração de turistas para a fábrica contribuiu para o crescimento da cidade e o estabelecimento de costureiras locais que vendiam suas malhas na área. A Porcelana Monte Sião mantém seu compromisso com a qualidade, ainda produzindo porcelanas em forno a lenha, mantendo a tradição e autenticidade. Atualmente, a empresa é autossuficiente em madeira para abastecer seus fornos, com um foco na reflorestação responsável.

O diferencial das porcelanas da empresa reside na valorização do artesanal, onde cada peça é tratada como única, atraindo uma clientela que valoriza a autenticidade.

3. LOGÍSTICA INTEGRADA

A logística integrada concentra-se na gestão do processo produtivo, particularmente na cadeia de suprimentos. Isso implica em controlar os estoques de uma empresa, que desempenham um papel crucial em seus objetivos de produção. Embora tenhamos discutido extensivamente as atribuições dos estudos logísticos, a necessidade de uma discussão mais aprofundada é evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com