TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE E A REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES FISICOS

Por:   •  5/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR [pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

serviço social

Suelen Veras Teixeira

SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE E A REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES FISICOS

SOBRAL – CE

2019

Sistema de Ensino Presencial Conectado

serviço social

SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE E A REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES FISICOS

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Serviço Social.

Orientadora: Profª. Amanda Boza Gonçalves Carvalho

SOBRAL – CE

2019

  1. INTRODUÇÃO

          No Brasil, a área da saúde obteve um avanço considerável após a implantação da Constituição Federal de 1998 e ao entrar no tripé da seguridade social, saúde, assistência social e previdência social.

         A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) efetivada pelas proposições do Projeto de Reforma Sanitária (Bravo; Matos, 2014) e pela a Lei Orgânica da Saúde de 1.990, (Brasil, 1990) reiteram a proposta de avanço na área.

        Esta proposta prevê a universalização das políticas sociais e garantia dos direitos sociais, nos remetendo a uma visão ampliada de saúde, que tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a educação, e trabalho, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, a renda, a alimentação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais, os níveis de saúde da população. O SUS tem como princípios: Universalidade, integralidade, igualdade, descentralização e participação, dentre outros. (Brasil 1990).

        O serviço social tem como desafio construir alternativas profissionais que superem as atividades técnico- burocráticos e focalizem a ação técnico-política viabilizando a participação popular, democratização das instituições, elevação da consciência sanitária e ampliação dos direitos sociais. (Bravo, 1996).

        Reabilitação é uma pratica social que amplia os vínculos da solidariedade com diversos atores envolvidos neste cenário.

        As pessoas que sobrevivem a violência urbana demandam assistência médica- hospitalar de alta complexidade. Parte delas tem graves sequelas que resultam em deficiência física e são predominante homens jovens. Sua assistência à saúde é extremamente onerosa, necessitando de grandes períodos de internação (SCHOELLER et al., 2011; SILVA et al., 2012).

A reabilitação de pessoas com incapacidade é um processo que visa permitir-lhes alcançar e manter seus melhores níveis funcionais físicos, sensoriais, intelectuais, psicólogos e sociais. É um processo de finalidade terapêutica que envolve uma equipe multiprofissional que é voltada para a recuperação do paciente, onde cada profissão tem seu papel.

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 Temos como público alvo de estudo os deficientes físicos que necessitam de reabilitação humanizada e sem discriminação que estão em estado de vulnerabilidade social com seus direitos feridos e necessitam de serviços assistenciais.

  1. OBJETIVOS

        Objetivo Geral:

Discutir sobre a Saúde e a reabilitação suas demandas, falhas e acertos.

           Objetivos específicos

  • Conhecer a atuação do Assistente Social na reabilitação da pessoa com deficiência;
  • Buscar informações sobre os direitos garantidos em lei;
  • Compreender os desafios existentes na efetivação do direito da pessoa com deficiência.

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho em saúde é parte dos serviços. Nele, o objeto de trabalho é a própria pessoa a ser cuidada. Ele só existe enquanto se realiza. Sua finalidade é a melhoria da saúde da pessoa cuidada e a sua reabilitação. É realizado por uma equipe multiprofissional, no qual a atuação da pessoa com deficiência é fundamental para o alcance da finalidade.

A principal importância é garantir de forma humanizada e inserção dos deficientes físicos na sociedade e o direito a sua emancipação como indivíduo de direitos, cidadãos críticos com fortalecimento do respeito para si e não para a discriminação.

  1. METODOLOGIA

Este presente projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica, onde abrangerá a leitura, no qual foram utilizadas consultas a internet e documentos eletrônicos.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        

Segundo Rodrigues-On(1995) o serviço social é uma profissão interdisciplinar por excelência, uma vez que articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento critico entre prática e teoria e teoria-prática.

De acordo com os parâmetros para Atuação de assistente Sociais na Política de Saúde (CEFES, 2010) a atuação profissional ocorre em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários (ações socioassistênciais, ações articuladas com equipe de saúde e ações socioeducativas); mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão, assessoria, qualificação profissional. Esses eixos devem ser compreendidos de modo articulado dentro de uma concepção de totalidade.

Especificamente na área da saúde, o assistente social não pode se distanciar do objetivo da profissão, que passa pela compreensão dos determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença e na busca de estratégias político-institucionais para o enfrentamento dessas questões.

O projeto ético político profissional tem que estar articulado com o da reforma sanitária e dentro desta perspectiva, considera-se que o código de ética da profissão forneça as ferramentas imprescindíveis para o trabalho do assistente social na saúde em todas as dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com