TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e Formação Profissional

Por:   •  16/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

MAPA - SSOC - SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 53/2022

1 - Considerando as reflexões realizadas, durante os seus estudos você deverá identificar:

Qual a Lei que regulamenta a Profissão de Serviço Social no Brasil?

R= Leis Específicas do profissional de Serviço Social– Lei 8662/93 – Profissão do Assistente Social Publicada no Diário Oficial da União de 08 de junho de 1993, a Lei 8.662/9 dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.

Qual a média salarial do assistente social no Brasil?

R= Segundo o portal Catho, a média salarial do assistente social é de R$ 2.439.71 por mês. Mas, como a remuneração tem muitas variáveis, vale conferir também o salário por nível de experiência e porte da empresa.

Qual o objeto de trabalho do Assistente Social, ou seja, com o quê trabalha o assistente social?

R= As orientações sobre direitos e informações para que sejam feitos os encaminhamentos necessários são dadas pelo profissional de assistência social. O objetivo dele é que as pessoas possam obter uma condição plena e satisfatória de vida, conforme indica a Constituição Federal.

O que faz o Assistente Social?

R= O assistente social faz a análise, a elaboração, a coordenação e a execução de planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral. Ele está presente na aplicação das demandas envolvendo educação, saúde, previdência, habitação e cultura para a sociedade.

Onde o assistente social pode atuar profissionalmente nos dias atuais?

R= Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.

O que se aprende no Curso de Serviço Social?

R= Esta graduação capacita estudantes para planejar e executar políticas públicas e programas sociais voltados ao bem-estar coletivo nos setores público, privado e também em organizações sem fins lucrativos ou não governamentais. Sendo assim, a profissão está umbilicalmente ligada à inclusão social da população.

2 - Com base na pesquisa realizada você deverá:

Elaborar um texto apontando os resultados da pesquisa (1 lauda):

SERVIÇO SOCIAL,QUE PROFISSÃO É ESSA?

Segundo os textos bases utilizados como material didático e os vídeos-aulas, o trabalho do profissional do Serviço Social é contribuir para que as pessoas tenham uma visão aguçada e precisa, se fazendo vale da sua responsabilidade e seu profissionalismo, que a marca registrada dos profissionais do serviço social.

Os assistentes sociais trabalham norteados por seu código de ética e projeto ético-político para que as pessoas sejam orientadas quando em estado de desampara e promover o seu bem-estar físico, mental e social. O trabalho desses profissionais não é apenas combater a desigualdade, mas também, colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (684.7 Kb)   docx (660.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com