TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

Por:   •  21/3/2020  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA IBF

Nome: HELLEN DO SOCORRO F. DOS ANJOS

Curso: DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR E NEUROPSICOLOGIA

Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O presente trabalho destina-se a analisar aspectos gerais sobre a Ética e a Responsabilidade Social e Profissional, a fim de elencar os seus pontos positivos e desafios.

Atualmente tem-se discutido com muita frequência sobre a ética e responsabilidade social, responsabilidade esta que envolve a sociedade em geral tais como funcionários, empresas e clientes. A preocupação com os princípios éticos e valores morais faz-se necessária para que se estabeleça critérios e parâmetros adequados para as atividades empresariais socialmente responsáveis.

As organizações precisam atentar-se não só em relação à suas responsabilidades econômicas e legais, como também em suas responsabilidades éticas, morais e sociais. Vislumbrando o futuro do nosso planeta, e as gerações que deixaremos para ele. Portanto devemos cada vez mais comprometer-nos com esses valores éticos, motivados pela visão de uma justiça social.

Todos na sociedade temos valores a serem discutidos, valores dos quais chamamos de ética, essa palavra vem do grego ETHOS, que quer dizer, Caráter.

A ética e a moral, são duas palavras distintas, mas que estão sempre juntas, a ética é um conceito de valores nos quais todos deveríamos seguir. Já a moral, resumidamente, são os costumes ou conjunto de regras de uma sociedade, a ética acaba se tornando uma ciência filosófica na qual se responsabiliza em problematizar certos costumes morais.

Portanto, Ética em questão é o racional e influente da sociedade, já a Moral é ao contrário, a moral é influenciada pela ética.

A Responsabilidade Social geralmente relacionada ao meio empresarial característica inerente às empresas que se mostram preocupadas com o desenvolvimento social e econômico do país, porém, não exclusiva delas, a responsabilidade social é algo que todos os cidadãos devemos ter para construir uma sociedade melhor, claro que grandes empresas terão mais condições de que uma pessoa física para manter um projeto ou algo similar.

A responsabilidade Social Empresarial trata de projetos, bem estar social, compromisso ético e moral de todos, porém o ocorrido na tarde de 5 de novembro de 2015 em Mariana é um exemplo da falta de Responsabilidade Social, causando impacto ambiental a toda a sociedade. Mariana sofreu e sofre até hoje os impactos da irresponsabilidade e imprudência da empresa e de todos os seus responsáveis, a área turística e pesqueira reduzida bruscamente desde o ocorrido, vidas perdidas e famílias destruídas, a menor hipótese existente de tudo ter sido evitado se cada um tivesse feito a sua parte de maneira ética e socialmente responsável nos faz refletir e retomar os pressupostos da ética, a saber a melhor forma de viver e conviver para retornar aos seus caminhos.

Fiscalização, conscientização e implantação de alguns projetos financiados por grandes empresas gerariam empregos e enfatizaria a responsabilidade social, praticar a mesma gera benefícios a empresas, pessoas e a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com