TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA,RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

Por:   •  11/2/2020  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA IBF-PÓS

Nome: RONALDO DA SILVA KOPPE - 576210

Curso: Engenharia de Avaliações e Perícias

Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

Ética vem de ethos, significando caráter/ hábito. Dizem que o caráter de um indivíduo é derivado dos hábitos dele, visto que, a educação e as condições sociais de vida, são fundamentais para a formação do caráter das pessoas.

A ética é o código moral que está relacionado com os aspectos morais da atividade e comportamento das pessoas. Sendo a ética profissional o comportamento moral na atividade administrativa e condução dos negócios, estabelecendo os padrões de conduta considerados corretos ou adequados pela sociedade, bem como, princípios de comportamentos capazes de ajudar as pessoas a fazer escolhas, dentro daquilo que é definido como bom e certo.

Ora, não é difícil entender esta terminologia uma vez que esta faz parte da vida cotidiana de cada cidadão, pois todos nós estamos submetidos a um grande código que tenta harmonizar a vida em sociedade que dentre as diversas vontades populares organiza as ações para alcançar o bem comum. Trata-se, pois, da Constituição Federal, que organiza, estrutura e norteia o Estado brasileiro.

Dentro desta grande organização que se chama Estado, existem outras menores como a dos médicos, jornalistas, partidos políticos, instituições religiosas, etc...

Os valores que orientam esse comportamento ético, permitindo classificá-lo dentro de qualquer escala de desenvolvimento moral, são propostos por filósofos e estudiosos, que manifestam opiniões a respeito de como a sociedade deveria se comportar, fazendo de forma a influenciar as convicções alheias.

A responsabilidade social não é um tema atual, pois esses pensadores já mostravam preocupação com a questão social, sendo que nas ultimas décadas, devido a falta de iniciativa dos governantes, as empresas assumiram as práticas de responsabilidade social, pois a ética no mundo dos negócios tem grande influencia na tomada de decisões.

Pensando dessa maneira, agir moralmente, seria obedecer às normas que são compreendidas como válidas para orientar as escolhas pessoais, pois partindo das razões morais que os indivíduos aceitam as ordens sociais que são estabelecidas, procurando rejeitar as injustiças.

A ética, portanto, refere-se à reflexão sobre essas práticas morais. É o estudo das crenças, valores e condutas para explicar seus surgimentos e justificar ou não atitudes e práticas cotidianas, dispondo de um conjunto de motivos com o objetivo de julgar princípios coletivos de conduta, como respeitar o próximo e preocupar-se com suas necessidades. Ela vem dos questionamentos mais íntimos de cada pessoa que busca o bem estar.

A mídia possui enorme poder de influência, o mesmo se passa com as empresas. Nesse caso uma comunicação bem posicionada é fundamental para integridade, imagem e confiança, tanto interna como externamente, assumindo compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento humano, diminuindo possíveis danos ambientais.

O grau de obrigações que uma empresa ou organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses, chama-se responsabilidade social, que em geral adota politicas e ações que beneficiam a sociedade e os interesses organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com