TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno do Espectro Autista

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.716 Palavras (19 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

Atualmente, este tema vem sendo discutido com maior frequência, devido à demanda de alunos com autismo que são inseridos no ambiente escolar regular, muito vem se especulando sobre, sem que haja um foco que defina o que realmente é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. O Transtorno do Espectro Autista por apresentar diversas dificuldades do desenvolvimento humano, necessita do trabalho comprometido de todos os profissionais envolvidos com a educação e principalmente da dedicação e empenho dos seus familiares. A escola é um importante ambiente para o relacionamento social e desenvolvimento das habilidades de todos os educando que contemplam a mesma. Imediatamente, das necessidades educativas especiais apresentadas pelo autismo também, pois o esse é considerado deficiência por lei, onde tem direito de fazer uso de todos os benefícios que a inclusão oferece na rede regular de ensino. Por meio deste trabalho realizado, objetivou-se analisar o processo de inclusão na escola, onde se estudou a inclusão dos alunos autistas identificando os desafios e dificuldades para a inclusão deles na escola pública de ensino regular, no contexto, considerando os pontos e contrapontos da escola e a importância da relação “família x escola” como fator necessário para a inclusão de tais alunos.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Escola regular.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................5

2 UMA REFLEXAO SOBRE A INCLUSÃO DO AUTISMO NO PROCESSO EDUCACIONAL…………......…………………………....…….……...…………………7

2.1 Os desafios do educador e da escola com relação a inclusão do autista.......................................................................................................................8

2.2 A relação família x escola é primordial para o desenvolvimento do autista......................................................................................................................12

3 CONCLUSÃO........................................................................................................16

4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

O ensino inclusivo é um direito conquistado e é dever de toda sociedade respeitar e aceitar as diferenças, diante disso, a notabilidade do tema apresentado deu-se por razão do entendimento do processo da inclusão do aluno autista na escola regular da rede pública e suas contribuições. À vista disso, foi levantado um estudo voltado para a inclusão dos autistas, dado que o mesmo gera grandes lacunas no que se diz na concretização do mesmo, bem como, a maneira de trabalhar e aceitar, que vai muito além do teorizar.

O objetivo é analisar de forma adequada, o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social de acordo com a realidade escolar no processo de inclusão no contexto do autismo, buscando enfrentar desafios que decorre neste processo. Os objetivos específicos consistem no desenvolvimento cognitivo, afetivo e intelectual, um aspecto de socialização tendo a participação da família; a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática, pois assim ela poderá adquirir autonomia.

Perante o contexto, é possível identificar os principais desafios para a inclusão dos autistas na escola pública de ensino regular, considerando a legislação brasileira, a intervenção profissional no processo de ensino aprendizagem e a importância da relação “família x escola” como fator necessário para a inclusão dos alunos autistas.

Esta metodologia permite enfoque mais individualizado, específico e compreensivo de uma dada realidade. Em consonância com o tema, houve a necessidade de lançar mão da pesquisa quantitativa que permite produzir alguma evidência sobre as causas e efeitos observados. A pesquisa bibliográfica possibilitou compreender a resolução do problema, porém, foi dado maior enfoque a pesquisa qualitativa, que mais se adequou ao objetivo fundamental deste trabalho, possibilitando, dessa forma, um estudo amplo.        

No segundo momento, pôde-se constatar e confrontar os dados obtidos da fundamentação teórica com os resultados da análise de dados coletados através de pesquisas, que foi executada através de informações obtidas que possibilitaram responder o problema levantado.

Desta forma, abordar o tema autismo na escola: pontos e contrapontos da escola inclusiva que possibilitaram o olhar mais amplo sobre os pontos, eles sendo, positivos e negativos do processo de inclusão dos autistas na escola regular pública. Os pontos já fazem parte da realidade escolar, e tem os pontos que podem melhorar com o empenho dos educadores, visto que a formação busca por novos conhecimentos para a prática pedagógica nunca se findam, sabendo que, ambos os pontos contribuem para o processo inclusivo.

Tal tema não é abordado diante da discriminação da realidade da escola pública, mas sim, uma forma de contribuir para o processo inclusivo dos interessados pelo estudo da área, visto que, é importantíssima para a inclusão dos autistas a rede pública competente, empenhada e comprometida com a educação.  Os pontos negativos não devem ser vistos apenas como um erro e muito menos como uma questão a ser criticada, pois não é o direcionamento proposto. O levantamento dessas questões dá-se por conta de contribuir para que o processo inclusivo na rede regular de ensino torne-se cada vez melhor no atendimento aos educando autistas e às demais necessidades educacionais especiais.

2 UMA REFLEXAO DO AUTISMO NO PROCESSO EDUCACIONAL

        O direito de acesso ao ensino é um exercício de cidadania. O cidadão independente de sua condição física, psicológica, moral, econômica e social tem o direito assegurado pelo Decreto nº 6.094/2007, de usufruir os espaços municipais, estaduais, e federais de educação. Contudo, a existência desse conjunto de leis, que atuam como agentes reguladores que garantem o acesso de pessoas com autismo e outras deficiências à educação, não assegura que os educadores saibam auxiliá-los no seu processo educativo. Este fenômeno se depara com a realidade precária do processo educativo. (SELAU E HAMMES, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com