TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O envelhecimento

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

A questão do envelhecimento populacional é um fenômeno recente na história da humanidade, afirma a autora deste artigo. Fato esse que podemos comprovar a partir do tempo de expectativa de vida que tem aumentado com o passar dos anos, fenômeno esse que pode ser explicado através dos avanços das tecnologias na medicina, ao surgimento de políticas públicas que proporcionam uma melhor qualidade de vida. O envelhecimento tem deixado de ser problema e passado a ser uma vitória da humanidade, porem os países devem estar preparados para atender as necessidades desse grupo social que a cada ano vem aumentando.

São considerados idosos aquelas pessoas que tem idade igual ou superior 60 anos, faixa etária está definida pela ONU – Organização das Nações Unidas.  A autora nos apresenta um panorama do envelhecimento da população mundial e brasileira; no caso da população mundial este envelhecimento vem aumentando demograficamente e de forma acentuada e gradual como resultado do desenvolvimento socioeconômico dos países ditos de primeiro mundo, aliados a melhores condições de vida da população. No caso do Brasil este fenômeno pode ser considerado recente visto que entre as décadas de 60 e 80 a taxa de fecundidade do nosso país possuía um número considerado, tendo na década de 90 uma considerável redução.

Com a diminuição nos números de nascimentos a população brasileira tem envelhecido de forma significativa. A autora destaca ainda características especificas do envelhecimento no Brasil como a questão da Feminização do envelhecimento, esta classificação é possível pois as mulheres vivem mais que os homens, os fatores que possibilitam esta realidade são: os homens estão mais expostos a violência urbana, eles não se preocupam menos com a saúde entre outros. Porem apesar de nós mulheres vivermos mais não significa que vivemos bem, as mulheres sofrem mais com a pobreza, a violência, discriminação, salários menores em relação aos homens, possuem dupla jornada de trabalho e etc. Podemos destacar ainda possuímos expectativa de vida maior que a dos homens devido as políticas de saúde voltada para a mulher.

Quando pensamos em velhice pensamos logo em dependência de cuidados e principalmente financeira, mas segundo a autora a dependência econômica está longe de ser uma realidade pois os idosos possuem cada vez mais independência financeira, devido aos benefícios da previdência social e do BPC. Mas de acordo com o texto ainda me preocupa o fato de que segundo o IBGE um grande número de lares brasileiros serem sustentados pelos idosos apesar deles serem um dos adultos, visto que esse dinheiro poderia ser utilizado para maior benefício deles mesmos.

Em relação a escolaridade os idosos também possuem altos índices de analfabetismo ou de pouca escolaridade, no qual considero que esse fato se dá devido ao baixo número de investimento em educação pública de qualidade. Um fator que me chamou atenção foi o de que em nosso país o número de idosos vivendo sozinhos, mas, não por que foram abandonados mas, sim por ser uma escolha própria; essa realidade segundo a autora é possível por causa das facilidades da vida urbana como serviços voltados para esse grupo social, que facilitam a vida deles. Porem acredito que ainda contamos com um grande número de abandono de idosos, sejam eles em suas próprias casas ou em instituições de longa permanência, no qual muitos filhos apenas pagam as despesas de seus pais e os abandonam.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com