TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O leitor de Marx- José Paulo Netto

Por:   •  2/6/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 2

O LEITOR DE MARX - INTRODUÇÃO

José Paulo Netto

A caminho do comunismo: emancipação humana e revolução

Na segunda metade do ano de 1843, Marx se propões a dois projetos: uma revisão do pensamento político de Hegel e a criação de um periódico que vincule a filosofia à intervenção política. Nesse mesmo período Marx examina a fundo a Filosofia do direito hegeliana, em que, sob a direta influência de Fauerbach, desconstrói as formulações hegelianas. Em parceria com Arnold Ruge, é criado o periódico “Anais Franco – Alemães”, em que pretendiam vincular a elaboração política dos franceses à reflexão filosófica alemã. Nos textos desse periódico, assinalam a sua incorporação do materialismo e o seu trânsito do radicalismo democrático à perspectiva revolucionária.

        Para Bauner, a igualdade legal de direitos, própria da emancipação política, supunha um Estado emancipada da religião, para ele o ateísmo era a condição para a emancipação política.         Marx afasta-se de seu colega, pois considera a sua proposição insuficiente para a luta dos judeus, critica Bauner pelo fato de conservar a questão em termos religiosos.

Marx quer transformar as questões religiosas em questões políticas e para isso centra a atenção no Estado, instaurando-se como comunidade política.

A opção comunista e a maturação teórica de Marx

No primeiro trimestre do ano de 1844, Marx ingressa claramente no campo da crítica radical à sociedade capitalista e passa a se identificar como revolucionário. Marx faz uma escolha: torna-se comunista.

Nesse mesmo período, Marx frequenta os meios operários franceses, contata com pensadores socialistas, e liga-se aos trabalhadores emigrados alemães, marcando o começo de uma relação com os proletariados. O comunismo de Karl Marx é um comunismo proletariado. Marx faz uma opção de classe.

Agora, em 1844, Marx com sua perspectiva comunista, dirige-se à análise do que chamará de “anatomia da sociedade civil”. Para tal, não bastam considerações filosóficas é necessário também uma crítica à economia política. Como resultado desse encontro entre Marx e a economia política, Marx começa a elaborar a sua concepção ontológica do homem como ser político e social; mostra que o trabalho assalariado aliena o trabalhador de si mesmo, dos outros homens e da natureza tanto quanto aliena também o capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com