TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modo de produção capitalista

Por:   •  13/6/2017  •  Exam  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

O modo de produção capitalista é, como podemos chamar, de “crise ambulante”. Não existe o rico sem o pobre, não existe riqueza sem exploração do trabalho. A burguesia insiste na ideia de que o comunismo é impossível de se instaurar, visto que até hoje em nenhuma sociedade em que tentaram colocá-lo, foi bem-sucedida. Penso que isto nada mais é que o reflexo de atitudes errôneas dos homens na história, assim como também pode acontecer no modo de produção capitalista.

No capital, podemos ver claramente o seu objetivo de produção, o valor de troca. Todo o processo de produção capitalista é visado um objetivo, o lucro incessante, a alta necessidade de se adquirir mais e mais, quando as pessoas se tornam parte da produção, sendo olhadas somente como mercadorias, maquinas para serem efetivadas as trocas, maquinas para a geração da mais-valia. Podemos dizer claramente que no modo de produção Comunista teremos um processo de produção muito diferente. Ao invés de visarmos o valor da troca, se enxerga as necessidades humanas, e assim se produz. A partir desta perspectiva, podemos enxergar o fim da ditadura do capital, imposta a todo trabalhador, é o fim da exploração!

Antes da revolução industrial pode-se dizer que era impossível o comunismo, visando que todos entrariam em miséria, pois não havia produção suficiente para todo mundo, “a produção era inferior às necessidades”. Mas no mundo atual, podemos dizer que há uma certa “mascara” para que acreditemos em uma falsa necessidade de consumo, em que não conseguimos enxergar de que realmente existe muito, para poucos.

Obter o total controle, de todo o processo de produção e distribuição dos bens por parte dos trabalhadores é o resultado mais plausível da necessidade de liberdade do homem. Seria a chave que libertaria o trabalhador da sociedade moderna. Digamos então que o comunismo é o mecanismo que o homem teria de se libertar, e assim poder enxergar a real essência do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com