TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do Serviço Social

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Angra Novais Azevedo RA 1511175

POLO

Livramento de Nossa Senhora

2015

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

A legitimidade e o reconhecimento da profissão

Quer seja na área empresarial ou em outras áreas de exercício profissional o assistente social, formado em Serviço Social, tem como maior objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, saúde, habitação e assistência social. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Ter o serviço social como objeto de estudo é uma grande desafio, esta profissão foi regulamentada no Brasil em 1957, tornando-a assim uma profissão legitimada socialmente bem como significa que ela tem uma função social. Mas as primeiras escolas de formação desses profissionais surgiram em 1936. O maior objeto de estudo do serviço social na mais nova proposta de reformulação curricular tem sido a questão social que visa resgatar a sua concepção como forma de refletir sobre a possibilidade de a questão social constituir em nosso objeto profissional, que está relacionado a uma visão de homem e mundo, e isto tem base numa teoria de que no modo capitalista de produção equivale a uma opção política. O serviço social está construindo a sua história voltada para a maioria da população. A legitimidade e o reconhecimento por sua vez se junta sobretudo para avaliar se uma ação ou decisão é adequada ou não.

A busca pela legitimidade da profissão vem de uma perspectiva evolucionista, que diz que esta legitimidade do serviço social radica na especificidade da sua prática profissional (Montaño, 2009, pág.54). Legitimidade: caráter, estado ou qualidade do que é legitimo [...] que está fundamentado e amparado em lei (Houaiss, 2001). Radica: criar raízes.

Não adianta somente ter conhecimentos, é também necessário saber utilizá-los e defender as decisões que forem tomadas. Durante a rotina de um assistente social, ele na verdade se articula e responde as exigências diferentes dependendo das ações nas quais foi protagonista. O serviço social está associado a uma visão de homem e mundo, e tem sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do país ultrapassando a ideia do homem como objeto profissional. Entre os anos de 1937 e 1999 a profissão do serviço social passou por uma profunda transformação, isso começou colocando nos homens a verdadeira “culpa” por tudo que os mesmos vivenciam e vendo que a saída para a sua recuperação e a da sociedade estava fundamentada numa prática doutrinária de princípio cristão.

Em 1999 esta profissão se apropriou do pensamento marxista quando a partir de então começou a analisar que as desigualdades sociais surgem a partir da divisão social do trabalho criando assim uma sociedade que se divide entre possuidores do meios de produção e os que não detém este meio.

‘’... O serviço social atua na base das inter relações do binômio individuo-sociedade. [...] como prática institucionalizada, o serviço social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com   desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas”. (Documento de Araxá, 1965, pág. 11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com