TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento

Resenha: O planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre as empresas e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Exige a participação dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais, a análise ambiental, a análise interna da organização e de seus cursos, a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas, a implementação da estratégica escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetada para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa. Aborda uma área específica como um departamento ou uma divisão da empresa. o planejamento produz um resultado imediato, que é o plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem. Como processo, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções, alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas de solução e a seleção e escolha da melhor alternativa.

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltada para otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, se caracteriza com o detalhamento com o que se estabelece as tarefas e operações. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: serve para estabelecer a sequencia de passos ou de etapas a serem seguidos para execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos como fluxogramas, vertical, horizontal, de blocos ou lista de verificação. Orçamentos é planos operacionais relacionados com dinheiro, exemplo: fluxo de caixa, orçamentos encargos sociais reparos e manutenção de máquinas e despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com