TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE E A RELAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  2/3/2018  •  Seminário  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE E A RELAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM ESSES MOVIMENTOS

Os movimentos sociais fazem parte da história do nosso país, e a realidade mostra que devem sempre existir, pois representam forças sociais que se juntam por uma determinada causa, a grande maioria dos movimentos sociais nasce nos momentos de maiores adversidades, segundo Touraine os movimentos sociais são o coração, o pulsar da sociedade, os movimentos em geral fazem um estudo sobre a realidade social e se unem buscando mudar tal realidade, neste sentido a figura do Assistente Social torna-se primordial nesse processo, pois esta profissão é caracterizada em trabalhar as mazelas sociais da população. O Código de Ética Profissional de (1993), tem o objetivo de atuar com mais efetividade na defesa dos direitos humanos e no compromisso com os movimentos sociais, em consonância com os interesses da classe trabalhadora e suas organizações sociais.

Os movimentos sociais atuais têm buscado por meio do discurso e práticas o apoio de uma grande parcela da sociedade, se fazem ouvir tem como principal característica sua identidade, possuem um ideal civilizatório buscam viver em uma sociedade democrática para todos.

Os movimentos socais levantam inúmeras bandeiras como justiça social, meio ambiente, inclusão, liberdade de gênero e religiosa, inclusão, luta pela moradia, reforma urbana, ética na política, entre outras, neste sentido realizam parcerias com entidades da sociedade civil e também com o poder público, possuem certo poder de controle social. São muitos os movimentos existentes em nosso país, sendo muito importante para toda a sociedade, depois dos surgimentos destes grupos muitas mudanças significativas ocorreram, nos anos 90 surgiu o movimento dos estudantes chamado de caras pintadas que contribuiu de forma decisiva para o impeachment do então presidente Collor.

Assim como os movimentos sociais, o projeto Ético-Político do Serviço Social defende a ampliação e a consolidação dos direitos, entendidos como tarefa de toda sociedade, entretanto, é dever do Estado garantir de fato para toda sociedade. Sendo assim o trabalho do Assistente Social com os movimentos sociais tem como meta principal contribuir para que estes grupos consigam melhores condições de vida e trabalho, para isso deve-se criar estratégias, construir alianças colocar em prática visando sempre a consolidação da cidadania, a defesa dos direitos humanos.

Faz parte do histórico dos profissionais assistentes o trabalho em defesa por melhores condições de trabalho, da sociedade civil atuando de frente no sentido de reivindicar junto as pessoas a realização de seus objetivos, para que se possa viver em uma sociedade mais justa, para isso desenvolve projetos com diferentes grupos, como associações de moradores, grupos de mulheres, idosos, crianças, sindicatos. Tornando-se para essas pessoas instrumentos essenciais para a realização e concretização de suas reivindicações, os Assistente Sociais em muitos casos é a ferramenta principal entre os movimentos e o poder público, com o seu trabalho, com o conhecimento aplicado tem ajudado muitas pessoas a viverem com dignidade.

A importância dos movimentos sociais e a participação efetiva do Serviço Social é essencial para toda sociedade bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com