TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização social

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Filme: Tropa de Elite

O filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca,também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, na história do filme, estes estudantes, são os próprios consumidores e traficantes de drogas. Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõe a realidade de uma corpo ração policial, deixando transparecer sua fragilidade social, assim como, da sociedade.A história se passa no Rio de Janeiro no ano de 1997, o Capitão Nascimento, capitão da Tropa de Elite, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão "apaziguar" o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato, mas ele tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto. Pressionado, Nascimento devidosa dificuldade de realizar o seu trabalho na corporação precisava antes encontrar um substituto à altura. Aos poucos, foi começando a enxergar como candidatos, os aspirantes Neto e Mathias, que também estavam indignados com a grande corrupção na Polícia Militar. No curso chefiado pelo Capitão Nascimento, Neto destaca-se pela coragem, Matias pela inteligência. Se ele pudesse reunir as duas qualidades num homem só já teria encontrado seu substituto. Um filme chocante que mostra a realidade e os efeitos do tráfico de drogas no Brasil.

[pic 1][pic 2][pic 3]


Lançamento: 12 de outubro de 2007 (1h 55min) Direção: José Padilha Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha Produção: José Padilha e Marcos Prado Gênero: Ação, Drama, Policial, Suspense Nacionalidade: Brasil Distribuidora: Universal Pictures doBrasil / The WeinsteinCompany Ano de produção: 2007 Cor: Colorido Tipo de filme: longa metragem Língua: Português Elenco: Wagner Moura Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Thelmo Fernandes, Maria Ribeiro, Fernanda de Freitas, Fernanda Machado, Emerson Gomes, Fábio Lago, Paulo Vilela, André Mauro, Marcelo Valle, Erick Oliveira, Ricardo Sodré, André Santinho, Alexandre Mofatti, Bruno Delia

        

 Mediante esta análise a atuação do Assistente Social na área da segurança pública é de grande relevância, pois consiste em ser ora mediador, ora interventor, pois ocorrem conflitos sociais, isto é, problemas não de cunho policial e sim social, pois é, através das suas intervenções e ações, envolvendo teoria e prática que este profissional desempenha suas atividades de grande relevância nesta área, sendo oportunamente trabalhadas as demandas e a comunidade, através de visitas domiciliares acompanhando caso a caso, por exemplo: caso relacionado a maus tratos contra idoso, dependência química, violência doméstica, abuso sexual etc.
Segundo Iamamoto (p.28, 2004) "Os Assistentes Sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social publico etc. [...]

É imprescindível ressaltar que o profissional do Serviço Social não realiza seu trabalho e ações sociais isoladamente, mas sim em conjunto com empresas, instituições e outros. Neste sentido, a formação profissional deve viabilizar condições para que os novos Assistentes Sociais sejam sensíveis e solidários ao processo de criação de uma nova cidadania, como estratégia política de gestão de uma cultura pública democrática. Para construção de uma sociedade mais esclarecida e justa, o Assistente Social deve executar as ações desenvolvidas para a comunidade e prover uma resposta de fortalecimento onde trabalhe a prevenção, através de palestras, oficinas temáticas, acompanhamento de caso, orientação social,seminários, caminhadas, visitas institucionais e domiciliares, passeatas contra a violência junto as Escolas Estaduais, Municipais e as comunidades.

As políticas públicas de proteção social são cada vez mais imprescindíveis às ações dos governos em seus diferentes níveis para que o Estado não perca de vista a responsabilidade cívica e a obrigação ética de formar cidadãos capazes de produzir e reproduzir eles próprios, no domínio de suas relações individuais, pessoais e sociais, a presença e a força dessa responsabilidade, influenciam diretamente nas atividades desenvolvidas nodia a dia pelo Assistente Social são de grande importância para a população, proporcionando oportunidades as famílias das comunidades, tendo como objetivo a busca da formação integral, com o aprimoramento de competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas através de intervenções, executando ações sociais com o apoio da comunidade, para promover melhoria na qualidade de vida dos indivíduos. O Assistente Social realiza seu trabalho nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços. Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação etc, podendo também realizar consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorecendo o acesso da população usuária aos direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com