TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Lgbti

Por:   •  6/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.214 Palavras (17 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 17

Conceito de LGBT

O movimento LGBT surgiu em 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos, devido a uma manifestação realizada contra as ações agressivas da polícia que eram freqüentes em bares de Nova Iorque. Essa manifestação ficou conhecida como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), e deu início a um novo cenário de lutas pelos direitos dos movimentos LGBT. Por esse motivo o dia 28 de junho é considerado mundialmente como o dia do Orgulho LGBT, para lembrar que ainda há muito caminho a se percorrer, mas também se lembrar de todas as conquistas até hoje.

Mesmo com relatos de 1.200A.C de homossexualidade, ainda hoje existe muita violência contra este grupo. Em diversos países encontramos relatos de tortura, prisões e mortes. Por este motivo a luta se torna cada vez maior para acabar com as brechas nas leis que muitas vezes até defendem os agressores. E tudo isso acontece constantemente, e não estamos falando de um passado distante.

A princípio as manifestações se deram através do que ocorreu em Stonewall, logo após foi tomando proporção mundial, e no Brasil se deu início na década de 70, em meio a ditadura civil-militar (1964-1985) e hoje em dia, por exemplo, contamos com diversos projetos que lutam e defendem os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, entre outras denominações.

Na época citada, temos informações de publicações alternativas, que marcaram o início dessa luta no Brasil, entre elas se destacaram um jornal, o "Chanacomchana" (em 1981) que era vendido em um bar com público de mulheres lésbicas, onde foram até mesmo expulsas pelos donos do local, e proibidas de venderem o impresso, mas logo depois disso, tiveram que lidar com ato político feito por feministas, lésbicas e ativistas do movimento LGBT, e ficou conhecido como o Stonewall Brasileiro, dando até mesmo origem a data como dia do Orgulho Lésbico em São Paulo. Outro jornal que também era voltado a este público, foi o Lampião da Esquina (em 1978), que abordava essa questão social, e denunciava a violência contra os LGBT's.

Nos anos 80, a comunidade LGBT sofreu ainda mais preconceito devido a grande epidemia do vírus HIV que se desencadeou em todo o mundo e o maior número de infectados foram eles, trazendo assim mais conseqüências negativas a todos, gerando muita discriminação e preconceito.

Hoje no Brasil contamos com uma luta muito acirrada para acabar com a intolerância e preconceito voltado ao público LGBTT, como o reconhecimento da identidade de gêneros, que inclui a questão do nome social, fim da cura gay, casamento civil igualitário, Leis e políticas públicas que garantam o fim da discriminação em locais públicos, como escolas e empresas, fim da esteriotipação da comunidade LGBT na mídia (jornais e entretenimento), assim como real representatividade nela, entre outros temas muito importantes e que aos poucos estão sendo abordados e atendidos, mas com muita luta e muita insistência.

Significado das Siglas

A sigla utilizada para definir melhor quem se enquadra ao movimento constantemente sofre alterações para que ninguém fique sem identificação no movimento LGBTT. Durante o processo de construção do nosso projeto, buscamos informações atualizadas sobre as siglas e notamos essa mudança com total rapidez. Conforme buscávamos informações, percebemos que isso vem crescendo com muita intensidade, conforme vemos abaixo:

A sigla "L" significa Lésbicas: Substantivo feminino mulher que têm preferência sexual ou mantém relação afetiva e/ou sexual com outra mulher. Lésbica é uma mulher que não sente atração física ou sexual por homem algum. O conceito lésbico é uma construção do século XX. Onde a discussão pelos direitos das lésbicas foi iniciada. Ao longo da história, as mulheres não tiveram a mesma liberdade e independência para possuir relações homossexuais como os homens.

No Peru, por exemplo, as lésbicas sofrem com estupros corretivos. Katia Montenegro, uma estudante peruana de 21 anos, ouvia de sua irmã: "Vou mandar estuprarem você para que vire mulher!", antes mesmo de se tornar público sua orientação sexual. Lamentavelmente, é uma prática recorrente e comum usada para "corrigir" o comportamento de uma lésbica.

A sigla "G" significa Gays: Gay é uma palavra inglesa utilizada normalmente para se designar o indivíduo, homem ou mulher, homossexual. Termo herdado do inglês gay, que significa jovial, alegre. Muito embora nem sempre os gays tenham motivo para ser chamado de "rapaz alegre", tantas são as amarguras que precisam enfrentar contra os heterossexuais que fica difícil fazer jus ao significado do nome.

Normalmente usa-se o termo para indicar o homossexual masculino. Em algumas situações pode indicar a pessoa homossexual (masculino e/ou feminino), assim como a comunidade homossexual em geral. A palavra originalmente não tinha conotação sexual necessária. Era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiasta, feliz, e nesse sentido, pode ser encontrada em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores à década de 1920. No entanto, o significado preliminar da palavra gay mudou drasticamente nos Estados Unidos, vindo a assumir o significado primordial atual para definir pessoas que sentem atração sexual por pessoas do mesmo gênero. Com o tempo os homossexuais apropriaram-se da palavra, na busca de retirar-lhe, assim, a carga insultuosa.

A sigla "B" significa Bissexuais: Bissexual é uma pessoa que se sente atraída emocionalmente e fisicamente de forma semelhante por pessoas dos dois gêneros. Os bissexuais são pessoas ambissexuais, eles não estabelecem uma preferência entre os sexos. O ato da bissexualidade é mais comum na adolescência, onde a identidade sexual ainda não está formada, por isso, é mais comum que ocorram experiências nesse período, como uma forma de desenvolvimento e descoberta da própria sexualidade. Isso não significa que esses jovens são bissexuais, já que eles podem não prosseguir com esse comportamento na vida adulta. Na verdade, existe o mito que se uma pessoa teve relação com alguém do mesmo sexo ela é homossexual, ou bissexual, mas isso não é verdade. Pode ter sido uma prática isolada e não corresponder a orientação da pessoa. Bissexualidade é a atração por mais de um gênero binário, ou seja, a atração por homens e mulheres.

A primeira sigla "T" significa Transgêneros: Transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do seu nascimento. É uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com