TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Artigo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  384 Visualizações

Atualmente o mercado consumidor está em um nível muito exigente, resultado de uma melhor condição financeira do povo brasileiro, além disso, as opções de pesquisas de produtos e preços estão muito acessíveis ao consumidor. É normal que o consumidor entra nas lojas, já sabendo o que comprar, muitas vezes não cabendo ao vendedor auxiliá-lo na compra, ou talvez vender o que melhor lhe remunera, e vamos além disso, muitas vezes o consumidor conhece melhor o produto que o próprio vendedor.

Diante desse exemplo, é fundamental o planejamento para qualquer organização, independente de porte, faturamento ou número de colaboradores, passa a ser uma ferramenta indispensável para o processo administrativo. Conforme Bethlem, (2001), nos últimos anos, o planejamento está cada vez mais importante para a administração das empresas e governos.

O planejamento tem como objetivo, analisar as informações que dizem respeito à organização, tanto do micro e macro ambiente, e definir a melhor forma da empresa alcançar seus objetivos e metas. Segundo Hartmann (2003), o Planejamento Estratégico mostra como se comportar no presente e como poderá ser o futuro.

Conforme PORTAL ADMINISTRADORES (2010), mais de 70% das micros e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida, e esse fracasso é resultado da falta de planejamento. Resume-se que as empresas que iniciam suas atividades com um planejamento bem definido, conhecendo suas limitações e conhecendo a realidade do mercado, tem grande possibilidade que sua organização tenha sucesso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com