TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Relatório de pesquisa: PLANEJAMENTO LOGÍSTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Se,no passado,os funcionários eram vistos como meras ferramentas de produção,hoje eles representam uma importante fonte para a obtenção de vantagens competitivas

O termo Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições, a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos).

Pela definição do Council of Logistics Management, Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

• O planejamento logístico tenta responder aos questionamentos de: o quê? quando? como? nos níveis estratégico, tático e operacional.

• Níveis de planejamento

– O planejamento estratégico é considerado como sendo de longo alcance, no qual o horizonte de tempo é maior do que um ano.

– O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente menos de um ano.

– O planejamento operacional é a tomada de decisão de curto prazo, frequentemente feita em base por hora ou diárias. A preocupação é como movimentar produtos de maneira eficaz e eficiente através do canal logístico planejado.

ATIVIDADE

1. Em equipe, imaginem que vocês são os responsáveis pela supervisão logística em uma empresa e precisam planejar estratégias de estoque, estratégias de localização e estratégias de transporte de produtos para vários municípios do Ceará. Como vocês fariam? Após realizar todo plano de ação, escrevam um relatório do planejamento. Mas atenção às informações:

a) Os produtos são frutas, verduras e ainda estão na lavoura, que vocês decidiram onde fica.

b) Sua empresa é nova, por isso não dispõe de transporte próprio.

c) Vocês têm 4 dias para atender a 100 clientes em 20 municípios do Ceará. Decidam a quantidade de clientes por município.

d) Vocês dispõem de R$ 10.000,00 para toda logística.

e) Dividam a equipe para facilitar o planejamento.

f) Vocês podem criar qualquer outra informação necessária para resolução do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com