TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE

Artigo: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE

Para falarmos sobre a Gestão de Empresas e suas peculiaridades na atualidade se faz necessário a compreensão do que é a administração e quais são os seus pilares práticos.

A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e um retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.

As funções do gestor foram, ao longo da história, delimitadas como planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto é muito comum encontrá-las em diversos livros de forma resumida em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar (comandar e coordenar como funções do líder) e controlar.

Vamos entender individualmente agora cada um desses termos:

1) Planejar => É definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos, como uma ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro... É uma aplicação específica do processo decisório. O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

2) Organizar => Pode-se constatar que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçadas as metas organizacionais, é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se e o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

3) Liderar => Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Metas traçadas, responsabilidades definidas, é preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com