TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DORIAN DUARTE DE SOUZA

                      ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

   

                          Coordenador do Curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

                             

Barcarena- PA

2018.[pic 3][pic 4]

PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

Plano de Estágio, apresentado no 6º semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná, como requisito obrigatório para a obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III.

   Orientador: Silvia Letícia Dias do Nascimento

                               

Barcarena- PA

2018.[pic 5]

ANEXO I - PLANO DE ESTÁGIO

Plano de Estágio em Serviço Social

1 – Identificação

GRADUANDA: Dorian Duarte de Souza-EAD nº 07814230- 6º Semestre.

 CAMPO DE ESTÁGIO: Secretária Municipal de Assistência Social- SEMAS com ênfase Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ Henrica de Nazaré.

 ENDEREÇO: Rua Lourival Magno Cunha, n° 86- Bairro Comercial, Barcarena/Pá, CEP: 6844700 – Barcarena /PA.

               O estágio supervisionado III está sendo realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS- Henrica de Nazaré no Município de Barcarena- SEDE, especificamente ao Serviço de Proteção Social Especial Para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Famílias- PSDI, com famílias que tiveram seus direitos violados, com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de qualidade de vida das famílias, adquirir a segurança de vivencia familiar, comunitária e social, fortalecer a função protetiva e os vínculos da mesma e contribuir para redução dos danos e agravos assegurando o acesso aos direitos sociais .(NOB-SUAS, 2012).

 SUPERVISOR DE CAMPO: Lúcia Madureira Furtado / CRESS-PÀ nº: 4535

 SUPERVISOR ACADÊMICO: Silvia Leticia Dias do nascimento /CRESS-PÁ nº: 3485.

 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: 15 de Fevereiro a 11 Abril de 2018.

 DIAS E HORÁRIOS DE ESTÁGIO: Segunda-Feira a Sexta-Feira das 08:00h as 12:00h.

 DIAS E HORÁRIOS RESERVADOS PARA A SUPERVISÃO DE CAMPO: Às Sextas-Feiras, de 11:00h à 11:35min.

2 – Justificativa

               O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, Municipal responsável pela oferta de atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, o qual busca contribuir no combater a estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, visando sua integridade física, mental e social, prever o abandono e a institucionalização e fortalecer os vínculos familiares através do  Serviço de Proteção Social Especial Para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Famílias- PSDI, que consiste em um serviço de atendimento especializado as famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos.

              O Serviço Social atua no CREAS, como um serviço na rede de Proteção Social Especial-PSE de assistência social, valoriza a Intervenção na prática profissional do Assistente Social como: acolhida, escuta qualificada, estudos de casos, acompanhamento sistemático de famílias, encaminhamentos e acompanhamentos d usuário em serviços públicos articulados pela rede, construção do plano individual e familiar de atendimento, busca ativa, visita domiciliar, orientação jurídica social, palestras, dentre outros.

              A atuação do Assistente Social no âmbito do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social-CREAS, ocorre como mediador de direitos sociais, que atua interventivamente com as demandas que chegam ao serviço, pois o profissional atua no enfrentamento da redução de danos no que tange as questões sociais, considerando  como o objeto de estudo do Serviço Social dentro da Política de Assistência, visando a garantia dos direitos dos usuários, com enfoque também em orientação  ao estagiário e supervisionando o seu desempenho, assim o aluno poderá desenvolver os instrumentos teórico-prática para o seu aprendizado e futuro fazer profissional, em vista com competência para atuar junto aos fenômenos sociais.

Ressalta-se, que o Assistente Social historicamente constroem conhecimento a prática de suas intervenções teórico-práticas, fundamentando-se no compromisso ético-político, com perspectiva transformadora da realidade social que se apresenta através de fenômenos sociais adversos à cidadania.

De acordo com Sarmento.

                                                                          Sendo o Serviço Social uma disciplina de intervenção                           na realidade social seu conhecimento é fundamentado a sua operacionalização. A prática profissional processa uma constante organização e conhecimento na imediata transformação para a sua ação. (SARMENTO.1993, p.235).

        

BIBLIOGRAFIAS:

Sarmento, Hélder Boska de Moraes. Bioética, direitos sociais e serviço social. Belém: Unama, 2005.

Norma Operacional do Sistema Único de Assistência Social (NOB-SUAS, 2012).

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

3 – Objetivos

           3.1 Objetivo geral.

  • Atuar o estagiário na execução do projeto de ação com base nos conhecimentos teórico-prática em conjunto com as metodologias do instrumental técnico de trabalho do Assistente Social, dando evidência na atuação do serviço de proteção social especial no serviço do PSDI.

           3.2 Objetivos Pedagógicos

  • Conhecer o instrumental técnico e a dinâmica no serviço de intervenção profissional com bases teórico-metodológicos onde o estagiário adquira prática de sua futura atuação como profissional.

4 – Supervisão de Campo

De forma individual, com o objetivo de orientar o aluno na elaboração das produções acadêmicas cogentes, avaliando seu desempenho nas atividades realizadas, fundamentando a construção do seu fazer profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com