TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO DE SOLUÇÕES

Dissertações: PREPARO DE SOLUÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

l. Introdução

Na química grande parte dos estudos é realizada através de reações que envolvem misturas de diversos produtos e em diferentes quantidades. Na natureza as substâncias quase sempre se apresentam na forma de misturas, estas podem ser líquidas, gasosas ou solidas. Quando duas ou mais substâncias dispostas num mesmo recipiente demonstram um aspecto uniforme podemos nomeá-la de solução. As soluções são compostas por um ou mais tipo de soluto (componente em menor quantidade) e um ou mais tipo de solvente (componente em maior quantidade).

As soluções podem ser saturadas, insaturadas e supersaturadas. Para entender esse conceito devemos saber o que é o coeficiente de solubilidade. O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura.

Em relação à solução, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução. Além disso, cada substância é saturada numa determinada quantidade de solvente.

Quanto à natureza do soluto, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes, numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura. Quando colocamos uma quantidade de soluto abaixo de seu coeficiente de solubilidade, temos uma solução insaturada, já se colocarmos exatamente o coeficiente de solubilidade, teremos uma solução saturada e se ultrapassarmos o coeficiente de solubilidade a solução será supersaturada essa ultima geralmente é instável e podem precipitar, formando o chamado precipitado (ppt) ou corpo de chão.

No nosso dia a dia podemos encontrar vários tipos de soluções as mais comuns são as aquosas, sucos de frutas, a saliva, a água, etc.

ll. Objetivo

Temos como escopo desta prática em laboratório fazermos uma solução de HCl (ácido clorídrico) com concentrações de 0,5 e 0,25 mol/L e outra solução de NaOH (hidróxido de sódio) com concentração de 0,5 mol/L.

.

lll. Materiais e Métodos

a. Materiais

Vidrarias e Instrumentos:

Balança

Balão volumétrico de 100 mL

Balão volumétrico de 50 mL

Bastão

Bastão de vidro

Béquer de 100mL

Funil de vidro

Pêra

Pipeta graduada

Pissete

Propipeti

Proveta

Vidro relógio

Reagentes:

Ácido clorídrico

Água destilada

Hidróxido de Sódio

b. Metodologia

Como primeiro passo, calculou- se a quantidade de necessária para preparar 50mL de soluções 0,5 e de 0,25 mol.L-1 de ácido clorídrico e 0,5 mol.L-1 de hidróxido de sódio.

Com o pissete colocou-se 10mL de água destilada na proveta e transferiu-se lentamente essa quantia para um copo de béquer, para preparar a solução de 0,5 mol.L-1 depositou-se nesse mesmo béquer 2,04g NaOH que com o auxilio da espátula foram depositados em um vidro de relógio para serem pesados na balança. Após isso com o bastão de vidro agitou-se a solução para homogeneizá-la sendo após esse procedimento transferida para o vidro de âmbar e para finalizar colou-se uma etiqueta de identificação neste recipiente.

Para o procedimento descrito a seguir, tornou-se indispensável o uso da capela, pois essa solução libera calor. Para esse experimento com 0,25 mol.L-1 de HCl (ácido clorídrico), em uma capela, com o auxílio de uma pipeta graduada e pêra, pipetou-se HCl (ácido clorídrico) concentrado, zerando a pipeta. Escoou-se 1,03mL do ácido em béquer com água. Com o auxilio de funil e bastão de vidro o volume do béquer foi transferido para balão volumétrico de 50mL, lavando com pissete por três vezes o béquer e o funil com água. Finalmente completou-se o volume do balão com água, utilizando uma pipeta graduada, até acertar o menisco no traço de referência. A solução foi agitada a fim de homogeneizá-la sendo transferida para vidro âmbar com etiqueta de identificação.

Ao concluir todos os procedimentos desejados os matérias utilizados foram lavados, dispostos a secagem ou armazenados na estufa de maneira organizada.

lV. Resultados e discussões

Para 0,5 mol. L-1 , temos:

1.19g → 1mL

x → 1000mL

x= 1,19. 102 1,19. 102g → 100%

x → 37%

x=440,3g

M=m/ MM.V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com