TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES

Trabalho Escolar: PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES

Introdução:

As soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde as partículas dispersas (átomos, íons ou moléculas) apresentam um tamanho médio de 0 a 1nm, e não são visíveis no sistema. As partículas de uma solução não se sedimentam e não é possível a sua separação por nenhum tipo de filtro.

O solvente constitui a parte que está em maior quantidade, sendo o componente no qual as partículas do soluto se encontram dispersas.

Pode-se definir solubilidade como a medida máxima de um soluto que pode ser dissolvida em uma quantidade fixa de determinado solvente.

Para se obter uma solução, deve se levar em consideração uma série de fatores que influenciam diretamente na solubilidade. Entre os principais fatores podemos citar: o tamanho molecular ou iônico, a carga, as interações químicas entre íons, a geometria molecular, a temperatura etc.

Além disso, há uma regra de solubilidade que é muito comum e importante que diz que “Semelhante dissolve semelhante”. Isso significa que a interação entre soluto e solvente em uma solução vai depender, além dos fatores supracitados, da interação entre as moléculas do soluto e do solvente, pois estes não podem apresentar características opostas em relação à solubilidade. Essas características são as interações intermoleculares (íon-dipolo, dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio etc), que unem as partículas formadoras de cada substância.

Dessa forma, formulou-se que uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar, e uma substância apolar tende a se dissolver num solvente apolar.

Os compostos iônicos são compostos inorgânicos e são solúveis em solventes polares porque esses solventes apresentam alta permissividade ou constante dielétrica, que significa a resistência que o meio oferece à união dos íons. Dessa forma, quanto maior essa constante, menor a tendência de os íons da solução ficarem juntos, e maior a sua atração pelas moléculas do solvente.

CONCENTRAÇÃO: expressa a proporção existente entre as quantidades de soluto e de solvente, determinando a quantidade de soluto que está presente em um volume ou massa específica de solvente. A concentração possibilita diferenciar soluções mais concentradas e soluções mais diluídas.

A concentração de uma solução pode ser definida por diferentes unidades de concentração. A concentração em quantidade de matéria (mol/L) e a % (m/v) são mais comumente utilizadas em laboratório e estão demonstradas nas equações abaixo:

Pode-se ainda calcular a concentração da seguinte forma:

C = m /MM x V

Onde.: m=massa do soluto

MM=massa molar do soluto

V=volume da solução

DILUIÇÃO: para se fazer uma diluição, deve-se adicionar o solvente à solução mais concentrada, de forma a aumentar o volume da solução final e diminuir a concentração da solução inicial.

Utiliza-se a seguinte relação para o cálculo da concentração final após a adição do solvente:

Onde

C1=concentração inicial da solução a ser diluída

C2=concentração final (solução já diluída) V1=volume inicial (solução mais concentrada) V2=volume final (solução já diluída)

Objetivos:

Preparar soluções de ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, cloreto de sódio, hidróxido de sódio e bicarbonato de sódio.

Materiais e Métodos:

• 5 balões volumétricos de 50mL

• Balão volumétricos de 100mL

• Pipetas volumétricas

• Balança analítica

• HCl concentrado

• H2SO4 concentrado

• HNO3 concentrado

• NaCl (P.A.)

• NaOH (P.A.)

• NaHCO3 (P.A.)

• Água destilada

Foram numerados 3 balões volumétricos de 50mL com os números 1,2 e 3 para os ácidos clorídrico, sulfúrico e nítrico, respectivamente.

Adicionou-se um pouco de água destilada em cada um dos balões.

Em seguida, foram acrescentados os volumes adequados de cada ácido concentrado em seu respectivo balão. Os volumes deveriam atingir uma concentração final de 0,1mol/L, em 50mL de solução.

Resultados e Discussões:

A) HCl:

d=1,18g/mL

MM=36,5g/mol

Teor=36,5%

C1= m/MM.V

C1=1,18/36,5.0,001

C1=32,33mol/L

32,33mol/L ----- 100%

X ----- 36,5%

X= 11,8mol/L

C1 V1 = C2 V2

11,8.V1=0,1.50

V1=0,42mL

B) H2SO4:

d= 1,8356g/mL

MM=98g/mol

Teor=97%

C1=m/MM.V

C1=1,8356/98.0,001

C1=18,73mol/L

18,73mol/L ----- 100%

X ----- 97%

X= 18,1687mol/L

C1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com