TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  2.620 Visualizações

Página 1 de 14


PROJETO DE AÇÃO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho de Ação apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná como requisito da disciplina Estagio Curricular lI.
Profª. Adarly Rosana Moreira Goes


2012

SUMÁRIO
1.APRESENTAÇÃO .............................................................................. 3

2.JUSTIFICATIVA................................................................................. 5

3.OBJETIVO ......................................................................................... 8

4.PÚBLICO ALVO ................................................................................ 9

5.METAS ............................................................................................... 9

6.METODOLOGIA ............................................................................... 10

7.RECURSOS HUMANOS .................................................................. 11

8.PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS ........................... 12

9.AVALIAÇÃO ..................................................................................... 13

10.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.................................................. 14

11.REFERENCIAS.............................................................................. 15

12.ANEXOS ......................................................................................... 16

1. APRESENTAÇÃO
O projeto ora apresentado tem como tema a discursão da gravidez na adolescência, que despertoumaior atenção por ser um fenômeno muito constante, causador de várias sequelas individuais e sociais.
O projeto será introduzido por uma justificativa, onde expomos alguns dados levantados por base na Pesquisa Nacional em Democracia e Saúde, de 1996, que mostra números alarmantes, como também várias problemáticas que levaram a nossa preocupação a cerca do tema, que explicam claramente os motivos e necessidade da elaboração desse projeto de ação.
Em seguida discorremos acerca da estrutura do projeto: qual será seu público alvo; onde e como será realizado; quais os profissionais estarão envolvidos etc.
Após essa abordagem explicitaremos os recursos necessários a sua efetivação, o cronograma de atividades, os nossos objetivos em sua elaboração e por fim as metas que desejamos alcançar.
Esse projeto de ação se baseia em realizações de atividades socioeducativas de caráter preventivo/educativo e informativo, que deverão ser direcionadas aos adolescentes entre 10 á 18 anos, visto que essa faixa etária se apresenta como sendo um período de puberdade, o qual se caracteriza como o início da curiosidade sexual e transformações no corpo da/o menina/o, levando-o/a á efetivação da sua vida sexual.
De acordo com o que temos observado durante visita domiciliares do estagio I, há uma incidência grande de adolescentes grávidas advindas do bairro Village Sol II Daí a escolha do nosso cenário de intervenção. Lançamos como proposta o espaço escolar da escola existente (Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca), dessa localidade.
Os temas abordados serão sexualidade, métodos de prevenção à gravidez e/ou doenças sexualmente transmissíveis. Traremos a discussão desses temas através de palestrasque será ministradapelos estudantes do curso de Serviço Social.
Oficinas ministradas por uma equipe de estudante da UNOPAR e o Assistente Social, que trarão ao publico alvo as temáticas citadas de forma mais dinâmica e participativa;
Seminários ministrados pelos adolescentes, visto que os mesmos, já possuem aproximação com as temáticas.
O espaço de abrangência escolhido será a Escola Frei Caneca, pretendemos utilizar como espaço físico as salas de aula ou auditório, e na ausência desses espaços, utilizaremos a quadra esportiva. O horário utilizado serão os horários de aula, sendo realizado uma vez por semana nas sextas-feiras, considerando que os alunos têm outras atividades a cumprir dentro de suas atividades escolares. O tempo previsto de duração desse projeto é de seis meses.
Ficarão responsáveis pela elaboração, avaliação e monitoramento do projeto, os estudantes de serviço social.
2. JUSTIFICATIVA
A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais considerado, por alguns, um momento conflitivo ou de crise. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo.
A puberdade, que marca o início da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência. Uma gravidez na adolescência provoca mudanças maiores ainda na transformação que ocorre de forma natural. Neste caso, muitas vezes a adolescente precisa de um importante apoio do mundo adulto para saber lidar com esta nova situação.
A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantesrelacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.
Os números da Pesquisa Nacional em Democracia e saúde, de 1996, http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/adolesc3.html apontam que cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em dia. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.
A pesquisa citada também mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinham pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase três mil na faixa dos 10 a 14 anos.
Segundo Maria Sylvia de Souza Vitalle e Olga Maria Silvério Amâncio Maria Sylvia de Souza Vitalle e Olga Maria Silvério Amâncio, da UNIFESP, quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequências tardias e em longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. É por isso que alguns autores consideram a gravidez na adolescência como sendo uma das complicações da atividade sexual.
Ainda segundo essas autoras, o contexto familiar tem uma relação direta com a época em que se inicia a atividade sexual. As adolescentes que iniciam vida sexual precocemente ou engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cujas mães se assemelharam à essa biografia, ou seja, também iniciaram vida sexual precoce ou engravidaram durante a adolescência. 
A atividade sexual da adolescente é, geralmente, eventual, justificando para muitas a falta de uso rotineiro de anticoncepcionais. A grande maioria delas também não assume diante da família a sua sexualidade, nem a posse do anticoncepcional, que denuncia uma vida sexual ativa. Assim sendo, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor autoestima, a um funcionamento familiar inadequado, à grande permissividade falsamente apregoada como desejável a uma família moderna ou à baixa qualidade de seu tempo livre. De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, é que as facilidades de acesso à informação sexual não tem garantido maior proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e nem contra a gravidez nas adolescentes.
Mesmo diante de casamentos ocorridos na adolescência de forma planejada e com gravidez também planejada, por mais preparado que esteja o casal, a adolescente não deixará de enfrentar a somatória das mudanças físicas e psíquicas decorrentes da gravidez e da adolescência.
A gravidez na adolescência é, portanto, um problema que deve ser levado muito a sério e não deve ser subestimado, assim como deve ser levado a sério o próprio processo do parto.Este pode ser dificultado por problemas anatômicos e comuns da adolescente, tais como o tamanho e conformidade da pelve, a elasticidade dos músculos uterinos, os temores, desinformação e fantasias da mãe ex-criança, além dos importantíssimos elementos psicológicos e afetivos possivelmente presentes.
Diante de todos os problemas citados, sentimos a necessidade de construir um projeto de ação que atue na prevenção da gravidez na adolescência. Já que esse problema alcançou níveis tão alarmantes e se configura como uma demanda social de caráter urgente. A nossa intervenção se propõe no sentido de alcançar os adolescentes em sua formação educacional, visto que essa se encontra em déficit no que se diz respeito à discussão sobre sexualidade, aproveitando o espaço escolar como medida estratégica de alcance efetivo.
Uma vez efetivado, essa proposta de intervenção garantirá uma melhor “estruturação” das famílias, resolvendo problemas como: evasão escolar; ingresso prematuro no mercado de trabalho; além daqueles relacionados ao emocional da adolescente, visto que essa ainda não alcançou a maturidade no seu estágio “normal”, e é pressionada a assumir responsabilidades que não condizem com a sua idade biológica e física; outra questão salientada seria que a partir da difusão da informação, o número de abortos entre as adolescentes diminuiria, assim como doenças sexualmente transmissíveis.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL
Orientar os alunos matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, localizada no bairro Village Sol II em Cacoal RO, na faixa etária de 10 a 18 anos acerca dos métodos de prevenção a gravidez e as DST’s.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Contribuir na formação educacional do aluno;
* Construir junto aos alunos uma consciência crítica acerca da sexualidade;
* Alertar sobre as consequências da iniciação da vida sexual de forma prematura;
* Informar sobre as consequências e riscos de uma gravidez não planejada nessa fase da vida.

4. PÚBLICO ALVO

Crianças a parti de 10 aos de idade até os adolescentes de 18 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, localizada no bairro Village Sol II em Cacoal RO.

5. METAS

Alcançar 100% dos alunos matriculados na Escola Frei Caneca, na faixa etária de 10 a 18 anos, dos turnos diurno, vespertino e noturno.

6. METODOLOGIA

Fases | Atividade |
1ª | Treinamento da equipe que irão executar as ações do projeto de ação. |
2ª | Elaboração das palestras e oficinas a serem ministradas para os alunos entre 10 á 18 anos da escola Frei Caneca, bem como o material a ser utilizado na mesma. |
3ª | Aplicação das ações interdisciplinares |
4ª | Reunião mensal dos assistentes sociais e equipes, para avaliação e supervisionamento do projeto. |
5ª | Planeamento dos seminários e instruções aos alunos que estarão ministrando. |
6ª | Realização dos seminários |
7ª | Reunião final de avaliação e desfecho do projeto de ação. |

7. RECURSOS HUMANOS

* Alunos do 7º Período do Curso de Serviço Social UNOPAR
* Assistente Social (orientador do Projeto)

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS

* Prefeitura Municipal de Cacoal
* Secretaria Municipal de Educação
* UNOPAR
* Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca

9. AVALIAÇÃO
A avaliação de eficiência será medida a partir da constatação de que os objetivos e metas foram alcançados mediante: A apresentação processual das atividades propostas; 
Aos Interesses, participação e criatividade na execução e culminância do projeto por parte do corpo docente e discente; 
As reuniões interdisciplinares dos assistentes sociais para reflexão da execução do projeto. 

Ficha de acompanhamento da aprendizagem dos alunos |
Participação efetiva nas palestras e oficinas | Produção de textos com criatividade e coerente ao tema explorado.  | Responsabilidade ao desincumbir suas funções.  | Demonstra ter iniciativa e valoriza as ideias e sugestões de outrem.  | Trabalha em grupo colaborativamente para execução dos seminários  |

O supervisionamento das palestras e oficinas será realizado mensalmente pelo assistente social (orientador). Ao final de cada atividade prevista, os mesmos estará avaliando e dando direcionamento às equipes em suas ações.

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Cronograma de Execução das atividades |
Mês | Atividade |
Janeiro | Palestras sobre sexualidade |
Fevereiro | Palestras sobre relações intrafamiliar e relações amorosas |
Março | Palestras sobre os métodos de prevenção a gravidez e DST’s |
Abril | Oficinas temáticas |
Maio | Seminários sobre as temáticas citadas |
Junho | Avaliação, monitoramento e elaboração do relatório final. |

10. REFERENCIAS

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.Estatuto da Criança e do Adolescente - Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Olga Maria SilverioAmancio. Gravidez na Adolescência. Disponível em: http://www.pjpp.sp.gov.br/2004/artigos/11.pdf

Ballone GJ. Gravidez na adolescência. In: Psiqweb. 2003. [Citado 2004 maio 03].Disponível em: http://sites.uol.com.br/gballone/infantil/adolesc3.html.

Andréia Graziela Ferreira Mônico. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO? Revista FACEVV | Vila Velha | Número 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 39-49.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com