TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa valorização do idoso

Por:   •  13/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 13

I

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

PROJETO: VALORIZANDO O IDOSO

Coordenador do curso: Profª Valquíria Apª Dias Caprioli

2016/2

PROJETO: VALORIZANDO O IDOSO

2016/2

Anexo I

1 – Identificação

a) Nome:

b) Nome da instituição campo de estágio: IMPREV - Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Machadinho D´Oeste. Situada na Av: Getulio Vargas- Centro, 3090 Machadinho D´Oeste RO.

c) Projeto: Valorizando o Idoso

d)Nome do supervisor de Campo: Merieli Alves Machado CRESS- 2729/23ª /RO.

e)Nome do Orientador acadêmico: Marli Fernandes de Lima, CRESS 1438/RO.

f)Período de realização do estágio:10 de outubro a 17 de novembro de 2016

g)Dias e horários de estágio:Segunda-feira à Sexta-feira das 7:30h às 13:30h.

h)Dias e horários reservados para a supervisão de campo: Segunda-feira das 10:00h às 11:00h.

i)Dias e horários reservados para a supervisão acadêmica: Terça-feira das 19:00h às 20:00h.

2 – Justificativa

A instituiçãoIMPREV tem o objetivo eresponsabilidadeem gerenciar a previdência do quadro de servidores públicos do município de MachadinhoD’ Oeste.Possui personalidade jurídica de direito público, com patrimônio, receita e quadro de pessoal próprios, e dispõe de autonomias administrativa, patrimonial e financeira .

Possui uma administração à disposição dos servidores, o Instituto fixa que as contribuições repassadas ao Regime Próprio serão destinadas ao pagamento de benefícios previdenciários. A atuação do Serviço Social na instituição vem ampliando sua área de abrangência, proporcionando novas possibilidade pra o bem estar das pessoas seguradas.

A dinâmica institucional conta com instrumento de consulta e auxilio ao servidor público municipal, por sua vez que permitirá o conhecimento sobre os benefícios previdenciários, assim como seu modo de concessão. Organiza estratégias de maneira que os objetivos sejam alcançados.

A proposta do projeto é elaborar um plano de ação para melhorar a qualidade de vida do idoso. Fazendo com que seu direito seja respeitado e que o beneficio decorrente da incapacidade do segurado para o trabalho. Mover ações para uma perspectiva de reabilitação para o exercício aos trabalhadores que, acidente ou doença, que sejam considerados pela pericia medica da previdência social para exercer suas atividades ou outro tipo se serviço que lhes garanta o sustento.

O Serviço Social tem um papel importante em desenvolver no âmbito previdenciário, a capacidade de articular ações que garantam o acesso aos direitos de seus usuários, atuando diretamente nos processos requeridos por benefícios. Entre as atividades desenvolvidas está socialização das informações previdenciárias, o fortalecimento do coletivo, assessoria, caracterização da utilização instrumental da profissão como visita domiciliar, entrevistas, reuniões, encaminhamentos, relatórios, diligência entre outras. Neste contexto, impelido no cotidiano de trabalho, a lutar pela garantia do atendimento dos serviços e benefícios.

3 – Objetivos

3.1-Objetivo Geral:

                        Contribuir para melhoria da qualidade de atenção prestada aos idosos na Atenção Básica, promover cursos de Capacitação para o cuidador e sua família. Criar ações que reduza a taxa de internação hospitalar e incentiva-los a fazer algumas atividades que lhes traga prazer.  

3.2- Objetivos Pedagógicos:

O espaço de intervenção é histórico o compromisso ético-político do Serviço Social com o fortalecimento da classe trabalhadora e o seu posicionamento enquanto categoria profissional que busca através da sua práxis analisar a realidade social no intuito de construir respostas coletivas que se concretizam cotidianamentecomo novas possibilidades.Esse espaço tem sua especificidade determinada e objetiva, pela resposta dada historicamente quando de sua inserção nas relações sociais. A intervenção profissional é histórica e tem o compromisso ético-político do Serviço Social com o fortalecimento da classe trabalhadora e o seu posicionamento enquanto categoria profissional que busca através da sua práxis analisar a realidade social no intuito de construir respostas coletivas que se concretizam cotidianamente como novas possibilidades.

A aproximação profissional tem como importancia possibilitar a construção de um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo, priorizando a reconstrução de suas relações. O processo de instrumentalização é importante e compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. No campo social é um processo gradativo de intervenção nas relações sociais dirigido à transformação da pessoa e indivíduo, ou seja, à construção de identidades, que se inicia nas famílias, especialmente frente às classes vulneráveis.

 As Politicasdo plano de previdência dos servidores públicos municipais compreendem os seguintes benefícios previdenciários: Aos segurados: Aposentadoria por invalidez compulsória, voluntária por tempo de contribuição e idade, voluntária por idade; Salário-maternidade, Salário-família, Auxílio-doença, Para os dependentes, Pensão previdenciária e Auxílio-reclusão. A instrumentalidade tem como importância particularidade no, campo de mediação, é o espaço no qual o profissional se movimenta. O profissional recorre à instrumentalidade constroem os indicativos teórico-práticos de intervenção.As expressões da questão social no município vivenciam odesemprego, famílias com baixa renda, habitação, saúde de qualidade, analfabetismo, violência, Falta de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (354.2 Kb)   docx (721.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com