TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto horta

Por:   •  28/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 6

 Projeto : HORTA ESCOLAR CONTRIBUINDO NA CULTURA ALIMENTAR

INTRODUÇÃO

O Projeto Horta ESCOLAR CONTRIBUINDO NA CULTURA ALIMENTAR nasceu da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no que diz respeito  a cultura alimentar uma alimentação saudável. Este, objetiva além de melhorar a qualidade do ensino nos campos de ciências e Educação ambiental, conscientizar sobre a importância do meio ambiente, inserir bons hábitos alimentares em nossos alunos.

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes, onde as  atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar matos, regar não só constituem em um ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.  

Ao montar a horta, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito.

A horta tem como foco principal promover o enriquecimento cada vez mais da merenda escolar, mudanças de valores, hábitos e  atitudes dos alunos da Escola Estadual Educandário Santa Rita, mostrar importância da produção de alimentos como enriquecedor da merenda, os benefícios dos alimentos orgânicos para a alimentação humana, bem como propiciar uma atividade extra - sala de aula, colocando o aluno em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem com a terra. : o cuidado de si e dos demais, a oferta e o uso dos serviços de saúde, as condições socioculturais e econômicas que determinam a qualidade de vida. Integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos.

Este projeto proporcionou possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Através da Horta Escolar é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças, fonte de vitaminas, fibras e sais minerais; a obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e Sanitária e a servir-se dela como instrumento prático do processo ensino/aprendizagem. Visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.

 Objetivos Gerais:

Implantar a Horta Escolar de forma interdisciplinar e vivenciada, contribuindo para o enriquecimento da merenda escolar e hábitos alimentares saudáveis.

Objetivo Específico:

1- Realizar a rapinagem no local onde será construída a horta, envolvendo os alunos bolsistas e demais envolvida no projeto.

2- Realizado duas visitas, com técnico do IDAM, para que não venhamos ter problemas de pragas nas hortaliças.

3- Sensibilizar a comunidade escolar da importância da manter uma alimentação saudável.

Atividades realizadas

O projeto, deu inicio no mês de junho de 2015, com muita dificuldade pois não foi repassado a verba indicada no projeto para execução das atividades e os membros do projeto efetivaram com os seus próprios recursos, as atividades foram realizadas da seguinte maneira:

1º Na primeira etapa, os alunos tiveram a visita do funcionário do IDAM Vanderlan onde o mesmo explicou as bases de como a horta deve funcionar, preparo do terreno, composição e conservação do solo, qualidade da água, oxigenação, clima, nutrição, plantas, sementeiras de germinação, época de plantio, minerais, espécies de hortaliças, pragas, doenças e cuidados com a horta, onde os alunos aprenderão  na  prática  lições  sobre  meio  ambiente,  escolha  do  local  para horta .

Atividade 2: Realizar pesquisa Bibliográficas

Os alunos participantes do projeto fizeram pesquisas com seu familiares quais hortaliças são mais consumidas em suas e casa e também com as merendeiras da escola, quais hortaliças elas mais utilizam na preparação da merenda escolas após isso foi feito uma pesquisa bibliográfica das hortaliças utilizada e quais o valor nutricional dos  alimentos e vitaminas que cada uma proporciona e  o seu  beneficio para a saúde humana.

Atividade3: Depois de feito as pesquisas no dia 2 de julho de 2015 deu-se inicio a capinagem do local da horta, onde foi limpo e preparado o solo para o plantio as hortaliças escolhidas para plantio foram: cebolinha, coentro, maxixe, pimenta, chicória e couve.

A horta foi feita ao redor com uma base de tijolos e utilizado pau de folhas e terra queimada como adubo.

Após a preparação dos canteiros no dia 5 de setembro foi realizado o plantio das hortaliças selecionadas. A horta ia muito bem quando foi percebido que o mato inicial conhecido com furão não estava cessando, começando um trabalho árduos de arrancar todos os dias para que não atrapalhasse o crescimento das hortaliças, depois de muito trabalho em equipe, felizmente o mato foi vencido. E as hortaliças cresciam, mas a natureza e imprevisível, quando apareceram as saúvas e começaram a cortar algumas hortaliças como a couve, maxixe, cebolinha e pimenteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com