TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO IDOSO CIDADAO

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

DANIELE ALVES DE BRITO

PROJETO

IDOSO CIDADÃO

[pic 2]

Sobral

2013

DANIELE ALVES DE BRITO

Estágio Curricular Obrigatório II

Projeto de Ação

IDOSO CIDADÃO


SUMÁRIO

  • APRESENTAÇÃO..................................................................................04

  • JUSTIFICATIVA.....................................................................................06

  • OBJETIVOS...........................................................................................09

  • OBJETIVOS GERAL

  • OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • PÚBLICO ALVO....................................................................................09
  • METAS A ATINGIR...............................................................................09
  • METODOLOGIA.....................................................................................10
  • RECURSOS HUMANOS.......................................................................11
  • PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS................................11
  • AVALIAÇÃO...........................................................................................11
  • CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.........................................................12
  • BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA........................................................13

APRESENTAÇÃO

O projeto se realizara no CRAS Antônio Cosme de Lima localizado no Município de Graça, no Distrito Lapa.

O CRAS configura a porta de entrada dos serviços socioassistênciais de Proteção Social Básica, cujas ações e serviços são voltados à prevenção de situações de vulnerabilidades e riscos sociais em decorrência da pobreza, com foco na família e ênfase no desenvolvimento de aquisições a partir das potencialidades do indivíduo e da comunidade. Além de um território previamente delimitado pelo número de famílias ao ele referenciado (ao CRAS), tem como público prioritário as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e beneficiárias do amparo assistencial à pessoa idosa ou com deficiência (BPC), fortalecer e apoiar a família no enfrentamento de vulnerabilidades, na valorização de suas capacidades e no desenvolvimento de sua autonomia, através dos Grupos de Desenvolvimento Familiar e de Convivência comunitária, visitas domiciliares, acolhimentos e acompanhamento da família na sua totalidade, é a meta do CRAS Antônio Cosme de Lima. O CRAS foi implantado em MARÇO/2010, é composto por uma equipe de dez pessoas: Assistente Social(1), Psicólogo(1), Coordenador(1), Orientadoras socais(2), motorista(1) e auxiliares de limpeza(3).

O presente projeto visa à necessidade dos idosos conhecerem os seus direitos. Entende-se que a efetivação deste, pode ocorrer através do conhecimento. A idade não pode ser fator de restrição de direitos, nem pode ser usada para dificultar o acesso a tais. O objetivo é informar aos idosos sobre o estatuto do idoso como fonte de garantia dos direitos daqueles que envelheceram. O motivo pelo quais os indivíduos com maior experiência de vida encontram-se em dificuldades para fazer valer seus direitos e atentar sobre a importância de se investir em políticas municipais que envolvam a participação de todos na realização do que é proposto na política nacional do idoso bem como na política de saúde para o idoso. Nesta perspectiva inseri o Projeto Idoso Cidadão, tem como objetivo principal a atividades envolvendo os idosos para integração e a conscientização dos mesmos.  Atualmente, o CRAS PE. Antônio Cosme de Lima. Funcionam com os seguintes serviços e convivência e fortalecimento de vínculos com idoso, adolescentes e mulheres.


justificativa

A legislação sobre os direitos dos idosos foi aprovada pelo congresso Nacional no dia 1º de outubro de 2003, pelo presidente da República, com a Lei 10.741/03 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Os idosos fazem parte de uma nova preocupação da sociedade brasileira por causa de um novo perfil populacional de brasileiros com idade acima de 60 ou 70 anos. A garantia dos direitos fundamentais das pessoas idosas veio por causa do aumento da expectativa de vida da população e a organização dos cidadãos da faixa etária considerada 3ª idade em garantir-lhes dignidade, um sistema de saúde mais adequado, espaços de lazer, leis contra atos de violência contra eles praticados até nos próprios lares. Considerando-se a questão do envelhecimento uma questão pública, o Estatuto do Idoso tem o objetivo de contribuir para o respeito dos direitos fundamentais dos idosos.

 Observa-se que a maioria dos idosos desconhece os seus direitos, e quando conhece, tem tido dificuldades na aplicação dos mesmos. O estatuto do idoso tem o objetivo de resgatar da marginalização à população brasileira de idosos, cuja proteção e amparo são garantidos pela Constituição Federal (art. 203, I, 230). Essa atenção se dá devido à fragilidade e vulnerabilidade do idoso, tendo em vista suas características físicas, sociais e econômicas. O tratamento diferenciado dado aos idosos é uma forma de consolidação de princípios constitucionais, dentre eles, da igualdade e o da justiça. Isso porque esses princípios não podem ser interpretados apenas do ponto de vista formal, que consistiu em dar a todos o mesmo tratamento, indistintamente de cor, raça, credo, sexo ou classe social (WIKIPÉDIA, 2007).

Para que tais princípios se consolidem é necessário que se leve em conta que na realidade os indivíduos possuem características diferenciadas, não podendo ser tratados da mesma maneira pelo legislador. Assim, temos a justiça material que, mais do que se preocupar em dar a todos na mesma medida, preocupa-se em dar a todos de acordo com as suas necessidades. É a consagração máxima do direito segundo a qual deve-se tratar igualmente os iguais. Sendo assim, o estatuto vem para equalizar situações de desequilíbrios e injustiças que envolvem os idosos. Porém, o mais importante, em relação ao estatuto do idoso é que ele seja colocado na prática e para isso, deve ser de conhecimento dos idosos e de toda a sociedade. O Estatuto do Idoso é composto por 118 artigos dispostos em sete títulos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com