TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lixo

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROJETO PEDAGÓGICO

[pic 2]

Marília, 30 de maio de 2016.


Projeto pedagógico: O lixo

1. Identificação

Colégio Santo Amaro

Séries: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Período: Diurno e Vespertino

Disciplinas desenvolvidas: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes Visuais, Música, Movimento, Natureza e Sociedade

Duração do projeto: Anual

2. Tema

Coleta seletiva nas escolas.

3. Justificativa

Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte do aluno, devido a sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os intervalos, a escola fica com uma imagem de desleixo e uma poluição visual desagradável. Percebemos a falta de conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar com o lixo, os danos que o lixo pode causar à saúde, ao bem estar da sociedade e da sociedade. É necessário conscientizar a todos pelo estrago que estamos fazendo com o nosso planeta, e nada mais justo de começar com nossas crianças ainda na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma a escola precisa inteirar-se desse assunto, onde todos devem separar o lixo adequadamente.

4. Objetivo  

O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis  pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado  novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .

5. Conteúdo conceitual

Demonstrar ao aluno a importância de manter a limpeza e os benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem.

6. Conteúdo procedimental

Estabelecer tarefas pedagógicas para cada grupo:

  • Fazer o levantamento do número de lixeiras e dos locais onde há necessidade de implantação;
  • Produzir frases, desenhos, cartazes, textos, informativos de incentivo a limpeza da escola;
  • Trabalhar estaticamente as lixeiras, para que chamem atenção dos demais alunos à utilizá-las.

6. Conteúdo atitudinal

Desenvolver nas criaturas hábitos saudáveis, para que transmitam esses conhecimentos para os familiares e apliquem esse hábito fora da escola também.

7. Problematização

De início vamos apresentar  aos alunos fotos do pátio da escola em momentos distintos, tais como, o início da aula, após o intervalo e durante  a limpeza. Após isso, vamos debater com os alunos os motivos do pátio ficar daquele estado; o incomodo que a sujeira causa; o trabalho que dá aos funcionários para recolher todo o lixo, o qual poderia ser evitado; como cada um poderia ajudar nesse quadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com