TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA: PROMOVA A SAÚDE DO IDOSO

Por:   •  9/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

PROMOVA A SAÚDE DO IDOSO

JOANA RAQUEL FARIAS DA ROCHA - RA 268889

MOSSORÓ/RN

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

TEMA

PROMOVA A SAÚDE DO IDOSO

JUSTIFICATIVA

Foi importante abordar esse assunto, porque influenciou diretamente na melhora da qualidade de vida, trouxe interação social ao idoso com outros grupos, proporcionou ao idoso, informações importantes, sobre os seus direitos na sociedade, e atitudes preventivas que controlem a manifestação e os sintomas de várias doenças.

Esse projeto foi criado a fim de promover informações e ações práticas no âmbito social e institucional, e conscientizar o idoso e seus familiares que envelhecer faz parte de um processo natural de nossa vida, que se torna mais fácil quando temos interesses por pessoas e projetos, quando temos o espírito aberto e principalmente, quando temos saúde.

PROBLEMA

Durante a estadia na instituição, foram detectadas algumas dificuldades para realização do projeto, como: falta de equipamento e material de expediente, falta de materiais para o desenvolvimento das atividades do projeto, como um retroprojetor, para realização das palestras, o espaço físico, que não contribui muito, e o grupo de idosos que não gosta de realizar atividades que precise movimentar-se.

Para tentar solucionar o problema dos materiais e equipamentos, foi enviado oficio a prefeitura, explanando nossa necessidade, a mesma, alegou não dispor de recurso suficiente, e por isso dispõe de poucos retroprojetores, necessitando de agendamento prévio, quanto aos idosos, foi feita uma adaptação de acordo com a disposição e limitações de cada um.

Ao desenvolver ao longo do percurso o projeto ´´ Promova a saúde do idoso`` apresentada ao grupo de atenção ao idoso ficou notória a animação desse grupo no CRAS que antes estavam desestimulados a participar das reuniões.

BIBLIOGRAFIA

CIDADÃO, Guia Serasa de Orientação ao. Saiba como Amadurecer Mantendo a Saúde, os Direitos, o Prazer e o Bom Humor. São Paulo:Victoria Rosa, 2003. IAMAMOTO, Marilda V. e Carvalho, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação metodológica. São Paulo, Cortez, 17ªed. 2005.Disponível em: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/servicos/projovem

SOUSA, Charles Toniolo. A prática-do-Assistente-Social-conhecimento-instrumentalidade-e-intervencao-profissional. Emancipação, Ponta Grossa, (81): 119-132, 2008. Disponível em: . Também compartilhado em: .

- Código de Ética Profissional dos Assistentes Social – Resolução CFESS nº 273/93de 13/03/1993. Disponível em: http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1993/8742.htm

SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. São Paulo: Lumen Júris, 2010.

VERGARA, Eva M. B. O significado da Categoria Mediação em Serviço Social. Disponível em: .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com